Tudo que reluz: ouro

Escrito por mary avant Google | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Por que este metal precioso está arrasando o mundo das joias novamente?

Tudo que reluz: ouro
A beleza e a elegância do ouro o torna um esteio em sua coleção de joias (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Ouro é brilhante, luminoso e quente. É algo precioso.

— Raychel Huff, designer de joias

No mundo da moda tendências vem e vão a cada estação, e as joias não são exceções. Começando nos anos 90 e seguindo até o início dos anos 2000, a prata se tornou a estrela de muitas caixas de joias, derrubando o ouro de seu lugar no topo. Mas nos últimos anos o ouro se tornou objeto de afeto de muitas mulheres, tomando de volta seu lugar de prestígio.

Fazendo um retrospectiva

Tudo que reluz: ouro
Depois de um hiato nos anos 90 e no começo dos anos 2000, o ouro teve uma forte volta (Comstock/Comstock/Getty Images)

Dê uma olhada ao passado nos dias do Antigo Egito e você verá que o ouro sempre foi um item altamente procurado. "Houve um interesse de consumo no ouro desde cerca de 2000 a.C.", disse Kenneth Jay Lane, um designer de joias que tem criado peças únicas para mulheres como Jacqueline Kennedy Onassis e Elizabeth Taylor. "O ouro sempre foi a preferência nos adornos."

Mas apesar do seu célebre histórico, o ouro ganhou e perdeu popularidade mais recentemente, caindo em desuso nas últimas duas décadas. Durante este período, os consumidores viram o que Ray Griffiths - um designer de joias finas australiano com uma lista de clientes celebridades que inclui Debra Messing e Brooke Shields - chamou de "joias de arte", em que designers utilizavam metais como titânio, alumínio e prata.

Entretanto, agora os consumidores estão buscando algo diferente. "A arte do artesanato voltou", diz Griffiths. "As pessoas querem ver joias de ouro finamente trabalhadas."

Eles também querem ver um retorno da moda dos anos 70, e isso inclui as joias, diz Sophie Blake, um designer de joias baseada em Nova Iorque. "Os anos 70 eram conhecidos pelo visual boêmio e glamour sofisticado", diz Blake. "Era tudo sobre muitas joias e muito brilho."

Outro fator no reaparecimento do ouro? A economia. Com os preços do ouro em alta, o valor das joias de ouro tem subido, e os consumidores as desejam agora mais do que nunca. "Com a recessão, estamos em um ponto no tempo onde queremos trazer a riqueza de volta para nossos trajes, e o ouro realmente faz isso," diz Joyce Huang, diretora de marketing de Fantasy Jewelry, uma loja on-line de celebridades. "Quando você pensa em ouro, vem a sua mente Cleópatra ou realeza, ou algo realmente decadente que estamos buscando trazer novamente para nossas vidas neste momento."

Por causa da economia instável, os consumidores querem encontrar valor em tudo que compram, incluindo ouro. "As pessoas evitam comprar tudo e economizam para comprar algo de qualidade e valor, algo que irá durar", diz Raychel Huff, uma ourives baseada no Sul da Califórnia e criadora do Fruition Jewelry. "Nós equiparamos ouro com dinheiro, além disso ele tem aquela atração: é brilhante, luminoso e quente. É algo precioso."

Ouro: o melhor amigo de uma garota

Tudo que reluz: ouro
Um colar de ouro de afirmação chamara todos os olhares para você (Chris Jackson/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Agora que o ouro - o que Huff chama de "o rosto do glamour moderno" - está de volta em ação, as mulheres estão clamando para fazer deste o visual delas.

Lisa McLatchie, uma consultora de imagem que foi treinada pela apresentadora do "What Not to Wear", Stacy London, diz que os designer agora estão criando toques modernos em peças clássicas de ouro. "Eles são aqueles que realmente ditam tendências, e é isso que as pessoas querem seguir", disse ela. "A moda toda do minimalismo está morrendo, e não há nada realmente minimalista no ouro".

Seja para você usar como um anel de coquetel em uma saída ou como uma relógio clássico no escritório, o ouro faz você se destacar enquanto parece sofisticada. "A prata Sterling sempre será grandiosa, mas há um certo toque casual nela", disse Huang. "Quando você obtém a riqueza do ouro amarelo, isto eleva você a outro nível."

E enquanto ambas as joias de ouro maciço e as bijuterias banhadas a ouro - como uma gargantilha robusta ou um punhado de pulseiras - são a última moda agora, tenha cuidado para não exagerar quando vestir seu visual.

"Eu recomendaria uma peça de ouro de afirmação, como um par de brincos com uma camisa de gola alta e uma maxi saia (para um queda)", diz Blake, "ou uma blusa de punho largo com um par de calças de cintura alta e uma blusa de cor creme."

Talvez uma das melhores coisas sobre o ouro é a sua capacidade de combinar com praticamente qualquer cor, diz McLatchie. Tente usar com preto, azul marinho ou branco, e combine com roupas de tom de joalharia para fazer as cores destacarem.

Misturando metais

Tudo que reluz: ouro
Misturar ouro e prata pode elevar seu visual para o próximo nível (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Só porque o ouro é popular novamente não significa que você deve se desfazer de todas as suas pratas. Na verdade, muitos especialistas em joias o aconselham a usar os metais "rivais" juntos. "Em um certo ponto, tudo era muito combinado - ouro com ouro e prata com prata", disse Huff. "Mas agora, todas as cores diferentes se misturam muito bem."

Se você estiver pronta para combinar e misturar seus metais, certifique-se de que você está disposta a exagerar e experimentar, diz Talya Cousins, diretora de merchandising do "OpenSky.com", uma rede social e site de shopping que conecta os membros com personalidades como Molly Sims e Kistin Cavallari.

"Experimente combinações novas e misture os materiais", diz ela. "Agora não há nenhum padrão, e normalmente pares menos convencionais como ouro e prata podem ter um impacto maior. O ouro também fica lindo com madeira, tecido e couro."

Mas enquanto esta tendência de metais misturados está crescendo, nem todos serão capazes de experimentá-la. "Algumas pessoas gostam muito mais de joia e outras não", disse Griffiths. "A pessoa que consegue usar prata e ouro e misturar tudo e colocar em camadas... é porque ela ama joias."

O futuro parece brilhante (e luminoso)

Tudo que reluz: ouro
Você não pode errar com peças clássicas, como esses braceletes de ouro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitas tendências de moda têm a sorte de durar por uma ou duas estações, menos do que alguns anos. E, embora o ouro já tenha desaparecido antes, alguns designers e especialistas em joias acreditam que o ouro voltou para ficar. "Joias de ouro nunca vão embora", disse Huang.

"Elas apenas voltam para a moda", acrescentou McLatchie. "E obviamente, as tendências podem vir e ir tão rapidamente, mas elas foram lentamente se reintroduzindo no gosto das pessoas", dando-lhes poder de permanência.

Huff diz que estilos clássicos com um toque moderno, como pulseiras, colares simples e brincos de argola, provavelmente durarão por anos.

Cousins nota que o valor emocional do ouro também vai mantê-lo na lista de desejos dos consumidores pelas próximas décadas. "Joia pode ser muito pessoal, normalmente sentimental, e não vamos nos esquecer, é durável", diz ela. "É também o que você provavelmente vai querer passar para seus filhos e netos."

Mas, para a tendência de bijuterias de ouro, Huang prevê que será mais fugaz. "Esta tendência certamente vai diminuir dentro de alguns anos, um novo tipo de tendência de joia de ouro vai ressurgir."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível