Tutorial de desenho em AutoCAD

Escrito por edward mercer | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial de desenho em AutoCAD
Modelo plotado (drawings image by Chad McDermott from Fotolia.com)

O desenho em AutoCAD consiste de dois ambientes de trabalho: o "model space" e "paper space". O "model" é uma representação do mundo real e objetos em escala. Por exemplo, um bueiro de 1 m de diâmetro seria visualmente proporcional a uma estrada de 16 km. O "paper space" (na aba de layout) é como uma folha de papel que você colocou sobre seu mundo digital. Pode-se cortar janelas para exibir seções dimensionadas (zoom) do seu modelo e, em seguida, adicionar títulos e textos para impressão do produto final.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • AutoCAD versão 2000 ou mais recente
  • Objetos desenhados no "model space"
  • Bloco de título

Lista completaMinimizar

Instruções

    Seção 1

  1. 1

    Defina as opções de papel. Clique com o botão direito do mouse na guia "Layout" e selecione "Page Setup Manager" (gerenciamento de configuração de página). A partir desta caixa de diálogo você pode escolher o tamanho da folha (em milímetros), por exemplo: 210 x 297 (A4), 297 x 420 (A3), 420 x 594 (A2) ou 594 x 841 (A1). Você também pode escolher se quer usar plotter ou “plot-to-file” (PDF). Outras opções incluem: o que deverá ser plotado, extensões, layout ou janela; se quer aplicar escala à plotagem ou o desenho é 1:1. Para garantir que as espessuras das linhas sejam plotadas corretamente, não se esqueça de selecionar suas configurações de caneta a partir da lista no menu dropdown. Quando estiver satisfeito, salve suas configurações com um nome reconhecível e aplique-o ao layout. Feche a caixa de diálogo e você verá um limite retangular tracejado, representando o tamanho do papel e os limites de plotagem.

  2. 2

    Exiba o conteúdo do "Model Space", criando uma janela. Digite "mview" na linha de comando. A configuração padrão é um retângulo de dois pontos, então, selecione o canto superior esquerdo e, em seguida, o canto inferior direito para cortar a janela. Clique duas vezes dentro da sua nova "Viewport" (ou digite "ms") para ativa-la e, em seguida, amplie a área que você quer exibir. Dê um clipe duplo (ou digite "ps") para retornar ao "Paper Space" (espaçamento do papel). Para definir a escala, selecione a "Viewport" e dê um clique duplo. Escolha "Properties" (propriedades) no menu de contexto.

    Nesta caixa de diálogo, localize a escala variável e configure-a no valor apropriado. Por exemplo, na escala 1:100, 1 m real equivale a 0,1 m no AutoCAD, ou, na escala 1:5, 1 m real equivale a 0,005 m no AutoCAD. Ative a "Viewport" novamente e use o comando "Pan", se necessário, para ajustar seu espaço de trabalho. Quando estiver satisfeito com sua "Viewport", abra a janela de propriedades e selecione "Locked" (bloqueado). Esse passo crítico manterá o dimensionamento intacto enquanto você trabalha.

  3. 3

    Estabeleça os controles de camada. Abra o gerenciador de camadas do AutoCAD, digitando "Layer", e crie uma nova camada para a sua Viewport. Tome nota de todas as opções disponíveis para as camadas. Você pode mudá-los através das opções on/off (ligar/desligar), freeze/thaw (congelar/descongelar) e lock/unlock (bloquear/desbloquear), estabelecendo individualmente o tipo das linhas e espessuras.

    Você também pode cancelar camadas de plotagem. Para fazer isso, defina sua camada como "No-plot". Depois de aplicar suas alterações e sair do gerenciador, selecione sua Viewport e configure para a camada "Non-plot" que você criou.

  4. 4

    Adicione um bloco de título. Você provavelmente já tem um bloco de título personalizado com suas informações de contato ou logotipo da empresa, se não, há amostras incluídas nas pastas do programa.

    Dois métodos comuns para a adição de um bloco de título no seu layout são "Insert" (inserir), como um bloco, ou "Attach" (anexar), como uma referência externa. A única diferença é que uma referência externa é dinâmica. Em outras palavras, não é realmente parte do seu desenho atual, sendo somente uma referencia visual. Portanto, se fizer alguma alteração no bloco de título, ela será atualizada na folha atual. Se optar por inserir (Insert) seu bloco de título, então será simplesmente um componente dentro do seu desenho atual.

    Escolha um bloco de título que corresponda ao seu tamanho de papel e use sempre como base do seu desenho o ponto nas coordenadas 0,0,0. Feito corretamente, o bloco de título aparecerá dentro dos limites do retângulo tracejado. Observe que você pode ter que ajustar um pouco sua Viewport para acomodar o bloco.

  5. 5

    Envie a folha para a "Plotter" para analisar seus resultados. As configurações de plotagem já foram definidas e salvas na "Page Setup Manager". Então, tudo o que você tem a fazer é clicar com o botão direito do mouse na guia "Layout" e selecionar "Plot" para abrir a caixa de diálogo. Só não se esqueça que você deve verificar se as configurações estão corretas. Você deverá ver no centro da caixa de diálogo um retângulo representando sua folha e os limites de plotagem.

    Qualquer coisa que ultrapasse o limite será marcado em vermelho e requer sua atenção. Clique em "Plot Preview" (prévia da plotagem) para ter uma visão mais detalhada e, se tudo estiver dentro do tamanho do papel, clique com o botão direito na janela e selecione "Plot".

Dicas & Advertências

  • Crie uma layout a seu gosto e então copie-a várias vezes para conseguir para ser um modelo futuro.
  • Use o "Design Center" para arrastar e soltar layouts entre as folhas.
  • Algumas vezes você irá querer checar a plotagem em uma folha do tamanho carta, mas seu desenho está configurado para A1. Na caixa de diálogo das configurações de plotagem há uma opção "Scale to Fit" (escala detalhada) para ajustar o conteúdo ao tamanho da folha escolhida.
  • Viewports não têm que ser retangulares, experimente com o comando "-mview" as opções circulares ou poligonais.
  • Você pode controlar as camadas pelo Viewport. Por exemplo, se quiser que uma certa camada de texto estivesse no Viewport, mas invisível no "Paper Space". Considere utilizar o "SheetSet Manager" (gerenciador de fundo) para maior funcionalidade, incluindo a quantidade de plotagem e campos de texto automatizados.
  • Observe que as guias de layout não são visíveis na versão AutoCAD 2011, mas podem ser mostradas através de um botão na barra de status.
  • Faça o melhor para evitar desenhos de texto no "Model Space", pois isso pode tornar difícil a tarefa de conciliar a escala com o texto nas layouts.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível