Tutorial do Microsoft Word/Visual Basic

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial do Microsoft Word/Visual Basic
Visual Basic for Applications transforma documentos do Word normais em programas dinâmicos (ANSI image by DBX60 from Fotolia.com)

A linguagem de programação Visual Basic é a versão da Microsoft da linguagem clássica "Basic". A Microsoft também adicionou a funcionalidade da linguagem Visual Basic como um back-end do Microsoft Office. O Visual Basic for Applications (VBA) é a programação que pode trabalhar com o Microsoft Word para criar documentos complexos e dinâmicos. O código de programação é inserido no Visual Basic Editor e executa usando macros do Microsoft Word. Para começar a usar o VBA no Word, você deve aprender a habilitar macros, a estrutura básica de uma função ou procedimento e como executar um código quando estiver finalizado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Trabalhando com o Word 2007/2010

  1. 1

    Habilite os macros. O código VBA é executado em forma de macros no Word. Se o nível de segurança não está configurado para executar macros, você não conseguirá executar o código. Clique no botão "Office" e então em "Opções do Word". Clique na aba "Central de confiabilidade" e então em "Configurações de Macro". Clique na opção "Confiar no acesso ao modelo de objeto do projeto do VBA". Clique em "OK".

  2. 2

    Clique na aba "Desenvolvedor", se você já não tinha selecionado. Clique no botão do "Office" novamente e em "Opções do Word". Clique na aba "Popular" se já não estiver selecionado. Clique na opção "Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções" e clique em "OK".

  3. 3

    Abra o Visual Basic Editor. Clique na aba "Desenvolvedor". Clique em "Visual Basic".

  4. 4

    Adicione o código VBA. Você pode adicionar formulários do usuário, módulos e módulos de classes, dependendo do que você quer fazer no VBA; as opções são numerosas. Por exemplo, você pode usar o VBA para salvar o documento atual com um novo nome de arquivo. Adicione um novo módulo para fazer isso. Clique em "Inserir" e então "Módulo". Digite o código do procedimento.

    "Sub SaveAsDocument() Dim wdCurrentApp As Word.Application Set wdCurrentApp = GetObject(, "Word.Application") wdCurrentApp.ActiveDocument.SaveAs "C:\My Documents\VBExample.docx" End Sub"

    Essa é a estrutura básica dos procedimentos, módulos e módulos de classes VBA. Alguns são menores, e alguns são mais detalhados. Clique em "Arquivo" e "Salvar" para salvar as alterações.

  5. 5

    Execute os seus procedimentos. Volte para a janela do documento principal no Word 2007. Clique na aba "Desenvolvedor" e então em "Macros". Clique no nome do seu procedimento e clique em "Executar". Por exemplo, para executar o código acima, clique em "SaveAsDocument" e então clique em "Executar".

    Trabalhando com o Word 2003 ou anterior

  1. 1

    Habilite os macros. Clique no ítem do menu "Ferramentas". Clique em "Macro" e em "Segurança". Mude o nível de segurança para "Médio" e clique em "OK". Reinicie o Microsoft Word. Clique em "Habilitar Macros" quando solicitado.

  2. 2

    Abra o Visual Basic Editor. Clique em "Ferramentas" e aponte o seu mouse no "Macro". Clique em "Visual Basic Editor".

  3. 3

    Clique em "Inserir" e adicione o ítem que você quer criar; formulário do usuário, módulo ou módulo e classe. Digite o código VBA para aquilo que você quer fazer no Word. Aqui está um exemplo de um procedimento que cria um novo documento do Word de um template:

    "Sub NewTempDoc () Dim wdWordApp as Word.Application Set wdWordApp = GetObject(, "Word.Application") wdWordApp.Documents.Add Template:="Elegant Memo.dot" End Sub"

    Clique no ícone "Salvar" no Visual Basic Editor para salvar as alterações.

  4. 4

    Execute o procedimento. Volte para a janela do documento principal. Clique em "Ferramentas", "Macro" e então em "Macros". Clique no nome do procedimento que você criou e clique em "Executar". Para executar o procedimento acima, você deve clicar em "NewTempDoc" e então clicar em "Executar".

Dicas & Advertências

  • Você pode aprender mais sobre outros métodos e funções no VBA acessando a opção "Ajuda" no Visual Basic Editor clicando em "Ajuda" na barra de menus e depois em "Ajuda no Microsoft Visual Basic".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível