Tutorial sobre JACK Audio Conection Kit

Escrito por tim hesse | Traduzido por gisel soto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial sobre JACK Audio Conection Kit
JACK funciona como um painel de centralização de conexões, ou patch-bay, que conecta aplicativos de áudio incompatíveis (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

JACK Audio Connection Kit é um servidor de áudio em tempo real que oferece baixa latência e sincronização exata para programas de áudio profissional. Desenvolvido como um projeto de código aberto e como uma Interface de Programação de Aplicativos (API, em inglês) baseado em Linux, está disponível para vários sistemas operativos de forma gratuita.

Outras pessoas estão lendo

Baixar e instalar JACK

Para instalar JACK, os usuários de Ubuntu devem procurar por "jackd" e "qjackctl" no Centro de Programas Ubuntu. Para outras variedades de Linux, utilize o seu gerenciador de pacotes de escolha, tais como apt-get, yum, synaptic etc. O pacote "jackd" é o binário para JACK, e é executado somente a partir da linha de comando. O pacote "qjackctl" representa a popular Interface de Controle de Jack QT. Os usuários de Windows e OS X podem baixar um binário executável do website de JACK, que instalará os dois pacotes ao mesmo tempo.

Selecionar um programa compatível

Embora JACK seja uma ferramenta multi-plataforma, os usuários de OS X e de Windows podem ter que abandonar as suas atuais estações de trabalho de áudio digital (DAW, em inglês) em favor de um software mais compatível com JACK. Estas DAWs incluem Ardour, Rosegarden, Qtractor e Traverso. Ardour e Rosegarden estão disponíveis para Linux e para OS X, enquanto Qtractor e Traverso só funcionam com Linux. Independentemente disso, se você usa Windows, o Router de Jack ASIO vai reconhecer a entrada de qualquer programa de áudio que utilize ASIO, incluindo "Image-Line FL Studio" e "Cockos REAPER", enquanto JACK para OS X vai reconhecer aqueles que utilizem "Core Audio". Em ambos os casos, você poderá ter uma latência mais elevada do que aquela experimentada com aplicações genuínas de JACK.

Executar JACK

Abra o JACK e clique no botão de início "Start". Espere até ver na tela a palavra "Started" (iniciado), e, em seguida, abra o sequenciador MIDI ou a DAW multi-pista. Já que as aplicações habilitadas usam a interface de JACK para se ligar, você deve inicializar o JACK antes de cargar as suas aplicações de áudio. Um dos aspectos mais discutidos do JACK é a capacidade para sincronizar a transferência de vários aplicativos ao mesmo tempo. Para conectar as aplicações via JACK, clique no botão "Connect" (conectar), abrindo a janela "Connections" (conexões). Clique para destacar as entradas e saídas dos aplicativos a sincronizar, e depois, clique em "Connect". Experimente sincronizando áudios e vídeos, executando um reprodutor multimídia compatível com JACK, como LiVES, xjadeo ou VLC.

Recomendações para pessoas que não utilizam Linux

Os usuários de OS X e Windows que sentirem algum receio sobre a instalação de JACK podem querer experimentá-lo pela primeira vez executando uma distribuição Live, que é uma versão independente do sistema operativo Linux, executável a partir de um dispositivo DVD-R ou USB, sem a necessidade de instalar o sistema no computador. As distribuições Live que contêm "jackd", "qjackctl" e o software compatível de produção de áudio JACK pré-instalado incluem KXStudio, Dream Studio e Puredyne. Baixe a imagem ISO da versão Live e, em seguida, grave-a em um DVD-R ou USB. Reinicie o computador, interrompa o arranque e altere as configurações do BIOS para inicializar a partir da unidade DVD ou USB. Salve as alterações e reinicie. Em vez de carregar o sistema operativo padrão, o computador executará a distribuição Live. Siga as instruções para a executar o JACK, explicadas na seção anterior deste artigo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível