on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um tutu para adultos

Atualizado em 17 abril, 2017

Desde o final do século XIX, na Rússia, os tutus são usados pelas bailarinas para que o público possa apreciar, mais plenamente, a capacidade atlética e artística das bailarinas. Os primeiros tutus tinham 16 camadas de tecido e iam até o joelho! Essas peças são fáceis de serem confeccionadas com tule, à mão ou se utilizando uma máquina de costura, e existem muitos estilos possíveis que o tutu pode tomar, para combinar com uma dança ou traje. Eles podem ser feitos com uma saia por baixo para serem usados até em festas.

Instruções

Bailarinas usam tutus em suas apresentações (dancer image by Vladimir Melnikov from Fotolia.com)
  1. Dobre o tule longitudinalmente de modo as pontas se encontrem. As pontas dobradas serão as bainhas.

    Loading...
  2. Costure uma longa fileira de pontos à mão ou com a máquina de costura com cerca de 5 centímetros para baixo das bordas do tule. Não faça um pesponto, mas deixe linha sobrando em cada extremidade.

  3. Puxe as pontas da linha para juntar o tule até que o tecido se encaixe ao redor da cintura da bailarina, e adicione 2,5 cm à costura.

  4. Costure um pedaço de fita de cetim ou viés ou em cima dos pontos de coleta com pontos pequenos para segurar o tecido no lugar. Deixe cerca de 12 centímetros de fita adesiva ou fita de cada lado para amarrar um arco.

  5. Costure as extremidades do tule juntando-as, formando uma costura de 1,2 cm na parte de trás do tutu, a partir de 7,6 cm abaixo do tecido da parte inferior. Pesponte cada extremidade da costura para o reforçar.

  6. Feche o tutu, amarrando as bordas da fita. A bailarina pode decidir se deve ser dobrado ou amarrado com curvas graciosas e, também, se a fita deve ser mais curta.

Loading...

Dicas

  • O tule não precisa tem bom acabamento, pois as bordas serão mostradas e, por isso, tome cuidado para cortar em linha reta.
  • Pétalas de flores, brilhos ou outros enfeites, podem ser colocados dentro da dobra do tule.
  • Para um tutu mais incrementado, adicione mais camadas, possivelmente em cores diferentes.

O que você precisa

  • 3,6 metros de tule
  • Linha
  • Agulha ou máquina de costura
  • 1,8 metros de fita de cetim, viés ou sarja

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...