Únicas maneiras de tingir tecidos com produtos comuns

Escrito por elizabeth warner | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Únicas maneiras de tingir tecidos com produtos comuns
O tingimento de tecidos tem uma rica história que antecede o seu registro escrito (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O tingimento de tecidos é um complexo processo químico especialmente desenvolvido para que o teor de fibra do tecido específico receba o corante. A complexidade do processo de tingimento garante que o corante seja uniformemente absorvido e fique preso às fibras do tecido. Você pode testar sua habilidade no processo com produtos comuns que encontra pela casa. É melhor usar algodão ou um tecido à base de algodão.

Outras pessoas estão lendo

Vermelho e rosa

Os melhores produtos para produzir uma cor vermelha ou rosa são vinhos tintos ou frutas de cor vermelha, como cerejas ou sementes de romã. Você precisará esmagar o fruto para liberar os sucos naturais. Certifique-se de que você tem bastante suco para cobrir o tecido que está tentando tingir. Mergulhe o tecido no vinho ou no suco de frutas. Se puder, aqueça a mistura sobre um queimador de baixo calor, pois isso ajudará a injetar as fibras do tecido com a coloração vermelha.

Únicas maneiras de tingir tecidos com produtos comuns
O suco de cereja pode servir como um corante vermelho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Amarelo e marrom

O café, o chá e o pólen das flores podem criar tintas ou corantes com tons amarelos para acastanhados. A imersão do tecido no café ou chá fervente ajudará a definir a cor dentro das fibras do tecido. Os estames, um tipo de flor de lírio, têm propriedades de coloração potentes. Você pode esmagá-los e esfregá-los sobre o tecido que deseja tingir. Use luvas de borracha ao manusear os estames: seu corante é forte. Lave o tecido tingido com o estame à mão em água quente e detergente antes de tocá-lo com as mãos ou colocá-lo perto de quaisquer outros tecidos que você não deseja tingir.

Únicas maneiras de tingir tecidos com produtos comuns
Os estames contêm pólen de flor, um corante potente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Verde

A clorofila, o pigmento verde encontrado nas plantas, pode servir como uma fonte de corante natural para o tingimento de tecidos com a cor verde. É difícil extrair clorofila suficiente para mergulhar uma seção do tecido, mas existem maneiras de colocar a coloração no tecido. Escolha folhas verdes e macias e aparas de relva. Envolva-as no tecido que você deseja pintar e coloque o peso de um martelo de borracha sobre ele, esmagando-as. Você também pode usar um rolo para esmagar a clorofila no tecido.

Únicas maneiras de tingir tecidos com produtos comuns
A grama contém um pigmento verde chamado clorofila (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Azul

A carga de uma caneta azul pode funcionar como um corante de tecido. Coloque o tecido em um recipiente à prova de vazamentos e quebre as cargas de algumas canetas azuis sobre o tecido. Use luvas descartáveis ​​e ajude a espalhar a tinta em todo o tecido com os dedos. Limpe o excesso de tinta e espere que o tecido seque. Fixe a coloração, cobrindo completamente o tecido em uma toalha (a toalha ficará manchada também) e passando-a com um ferro quente. O calor fundirá a cor da tinta com as fibras do tecido.

Únicas maneiras de tingir tecidos com produtos comuns
As cargas de canetas azuis podem ser utilizadas no tingimento de tecidos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível