Mais
×

Usos e aplicações de espelhos planos e côncavos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Para refletir a luz, os espelhos são feitos de vidros, sílica ou plástico revestidos e polidos, ou de metais como o níquel e o cobre. As camadas refletivas para superfícies transparentes incluem alumínio, prata, ouro, ródio, ou um revestimento especializado, como filmes de multicamadas dielétricas. Uma cobertura protetora é pintada sobre a camada refletiva, para vedá-la e evitar arranhões que possam afetar a capacidade do espelho de refletir a luz de forma eficaz. Há diferentes tipos de espelhos, mas dois dos padrões mais comuns são os planos e os côncavos. Aqui são citadas algumas de suas utilidades.

Os espelhos fazem muito mais do que apenas refletir imagens (the mirror image by Jan Will from Fotolia.com)

Usos mais comuns dos espelho planos

Os espelhos planos são usados no dia-a-dia para que as pessoas vejam o próprio reflexo e também para fins decorativos. Muitas arandelas usam espelhos para refletir a luz de volta na sala, aumentando ao máximo seu brilho. Os espelhos planos são também usados para refletir a luz de uma superfície, como é o caso dos óculos de sol espelhados. O retrovisor do carro usa esse tipo de espelho para que o motorista não precise virar a cabeça para ver o que há atrás ou ao lado do veículo. Os caleidoscópios usam espelhos planos para distorcer as imagens de pequenos objetos no seu interior e criar figuras.

Usos específicos dos espelhos planos

Há muitas aplicações específicas para os espelhos planos, sendo comum o seu uso em periscópios, que possibilitam que objetos sejam vistos de diferentes ângulos. Esse tipo de espelho também é um importante componente dos painéis solares, refletindo a luz do sol para um ponto específico que acumula calor e energia. Espelhos planos também são usados nas oculares dos telescópios.

Usos mais comuns dos espelhos côncavos

Os espelhos côncavos também são usados diariamente, pois aumentam o tamanho dos objetos que são trazidos para próximo de sua superfície. Os espelhos de barbear e de maquiagem, por exemplo, são côncavos. Os faróis dos veículos também usam esse tipo de espelho atrás das lâmpadas para capturar a luz, concentrá-la e dispersá-la para o exterior.

Usos específicos dos espelhos côncavos

Esses espelhos também são usados em microscópios, que são instrumentos que nos ajudam a conhecer mais do mundo em que vivemos. No microscópio, a luz é dirigida para o espécime, permitindo que você veja e analise com mais clareza. Os telescópios também utilizam espelhos côncavos, que coletam a luz vinda das estrelas e direcionam-na a um espelho plano, que, por sua vez, é visto por uma ocular.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article