Como utilizar o DMSO para cicatrização

Escrito por contributing writer | Traduzido por fabiana silva

O sulfóxido de dimetilo (DMSO) é um solvente extremamente poderoso. Ele é capaz de penetrar rapidamente na pele e dissolver-se com a mesma rapidez no corpo, deixando a sensação de ter provado alho alguns momentos após sua aplicação tópica. O Food and Drug Administration (agência americana que controla os medicamentos e a alimentação) aprovou o uso do DMSO em humanos apenas para o tratamento de distúrbios urogenitais. No entanto, os veterinários usam rotineiramente essa substância para tratar lesões de articulação e muscular em cavalos e outros animais domésticos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • DMSO
  • Luvas de borracha
  • Compressa para aplicação ou gaze estéril

Lista completaMinimizar

Instruções

    Tratando lesões musculares e nas articulações

  1. 1

    Trate as lesões agudas de forma adequada. As tensões musculares ou articulares devem ser tratadas imediatamente com compressão e gelo para evitar o inchaço. Esse regime de tratamento típico é realizado, no mínimo, duas vezes por dia por cerca de meia hora. Aplicar o DMSO logo após a ocorrência da lesão pode ter o efeito inverso — aumentará a circulação, fazendo com que a área lesionada esquente e, possivelmente, resultará em um inchaço mais severo em longo prazo.

  2. 2

    Avalie o inchaço persistente. Se a área lesionada se tornar inchada após a aplicação de gelo e compressas, o ferimento levará mais tempo para cicatrizar, a menos que ele possa ser reduzido. O inchaço é a resposta do corpo ao ferimento, promovendo o endurecimento da área afetada para permitir que os músculos, tendões, ligamentos e até mesmo os ossos danificados permaneçam imóveis durante o delicado processo de cicatrização. No entanto, esse endurecimento reduz a circulação e isso retarda o processo de cicatrização. Aplicação de DMSO permite que compostos naturais da cicatrização (como os corticoides) sejam absorvidos pela circulação reduzida e ajudem a curar a lesão.

  3. 3

    Aplique o DMSO. Essa substância é um líquido que geralmente vem em um frasco e que deve ser aplicada com uma gaze estéril. Quando for aplicar o produto em um animal, use luvas de borracha para evitar que ele entre em contato com a pele e seja absorvido. Molhe o gaze ou compressa de aplicação de modo que fique úmida, mas não encharcada com o DMSO. Aplique-o no ferimento, limpando com pinceladas o local da lesão e a área adjacente. Teste as luvas de "borracha" antes de usá-las para a aplicação. Alguns materiais plásticos se dissolverão rapidamente quando expostos ao DMSO, você não deseja utilizar um produto desses ou ter sua pele ferida pelo contato com a substância. Use luvas grossas de borracha natural para aplicar o DMSO.

  4. 4

    Aplique o produto novamente. Repita a aplicação na área lesionada uma ou duas vezes por dia. Se a pele fica irritada ou descamada, interrompa o tratamento. Alguns animais não são tolerantes ao DMSO.

  5. 5

    Aplique o DMSO como um veículo para produtos farmacêuticos. A substância ajuda fungicidas, antibióticos e anti-inflamatórios a penetrarem na pele e chegarem aos locais internos da lesão. Consulte o veterinário para obter orientações sobre o uso de DMSO com diferentes medicamentos, com a finalidade de ajudar o processo de cicatrização de seu animal.

Dicas & Advertências

  • Os ferimentos proeminentes ou que afetam a marcha ou o passo do cavalo devem ser avaliados por um veterinário. O inchaço pode ser um sinal de dano permanente. As lesões graves de tendões e ligamentos devem ser tratadas, antes que cicatrizem de forma incorreta e tornem-se permanentes.
  • Aplique o DMSO além de medidas preventivas tradicionais, como o gelo e a compressão. Use-o em conjunto com produtos farmacêuticos e analgésicos, seguindo as instruções do veterinário.
  • O DMSO não deve ser usado em éguas que tenham filhotes ou outros animais de reprodução, porque ele pode causar defeitos congênitos. Não aplique o produto sobre a pele irritada ou com bolhas. Quase tudo na pele será absorvido quando usar o DMSO, portanto certifique-se de que área ferida esteja limpa antes de aplicá-lo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media