Mais
×

Como utilizar o enema

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Enemas são uma forma saudável e segura de tratar a constipação e promover a boa saúde digestiva. Aprender a utilizar um enema é fácil, mas como você está lidando com uma parte delicada do seu corpo e tendo o risco de se expor a dejetos humanos, é importante saber a maneira correta de fazê-lo.

Instruções

Saiba administrar corretamente um enema

    Instruções

  1. Prepare-se para o enema certificando que você tenha o equipamento correto em mãos. Se você estiver com uma garrafa de água ou uma lata de aço de enema, você vai precisar de um suporte ou gancho para pendura-la. Para garantir o bom fluxo e pressão, verifique se o fluido de enema está suspenso de 46 a 61 centímetros acima do reto.

  2. Misture a sua solução de limpeza desejada e coloque-a em sua garrafa de enema. A água deve estar numa temperatura entre 36 a 40.5ºC. Isso vai evitar cólicas ou queimaduras nas entranhas.

  3. Lubrifique o reto antes da inserção do bico de enema. Os lubrificantes mais conhecidos incluem K-Y Jelly, Astroglide e vaselina. Insira com cuidado a ponta do dedo no ânus lubrificado antes de tentar colocar o bico de enema.

  4. Escolha uma posição confortável e coloque o bico de enema. A posição mais comum quando se administra um enema sozinho é deitar sobre seu lado esquerdo, enquanto puxa sua perna direita em direção ao seu estômago. Se você tiver assistência, tente descansar em suas mãos e joelhos, com as nádegas levantadas.

  5. Abra a válvula do enema e permita que a solução de limpeza entre no intestino. Uma vez que o saco de enema estiver esvaziado, retire o bico do seu reto e permaneça em posição.

  6. Retenha a solução de limpeza no intestino de 5 a 15 minutos. Isso pode ser um pouco desconfortável, mas é um passo necessário. Quanto mais você for capaz de conter a solução, mais longe ela será capaz de limpar seus intestinos.

  7. Evacue. Você vai descarregar uma mistura de fluido de limpeza com matéria fecal. Espere fazer viagens freqüentes ao banheiro por até uma hora depois de ter administrado o enema.

  8. Limpe cuidadosamente todo material utilizado para o enema. Aproveite o tempo para lavar cada tubo com água e sabão. Verifique se o equipamento do enema está seco antes de guardar.

Dicas

  • Tente adicionar sabão na sua solução de enema para um poder de limpeza extra. Sabonete Castile, Dove ou Ivory são todos suaves o bastante para serem usados com segurança em um enema. Não use sabonetes de lavanderia ou de louça. Imediatamente após o uso de um enema com sabonete, administre um enema de água pura para limpar qualquer resíduo de sabonete que tenha ficado nos intestinos.

O que você precisa

  • Lubrificante anal
  • Banheiro
  • Água
  • Sabonete
  • Toalhas
  • Um kit completo de enema, incluindo saco de enema e bico de enema
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article