Mais
×

Como utilizar a técnica Frottage

O método frottage é sobre todas as texturas. Desenvolvida por Max Ernst, esta técnica engloba a transferência de textura de uma superfície para outra através do uso da pressão. A técnica "Brass rubbing" (fricção em latão, em tradução livre) é um tipo de frottage, mas muitas superfícies com textura e materiais podem ser usados. Ernst utilizou o método para ajudar a imaginar imagens dentro dos padrões resultantes e criar obras de arte abstratas a partir deles. Outra maneira de gerar o frottage é friccionar ou pressionar a textura em tinta fresca. Este método pode ser utilizado para adicionar uma textura às paredes pintadas.

Instruções

Experimente diferentes variações deste método para criar obras de arte abstratas legítimas ou efeitos interessantes para decoração (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Criando Arte

  1. Coloque uma folha de papel por cima da superfície que você escolheu texturizar e pressione suavemente todas as partes para fazer uma boa junção com a superfície, tomando cuidado para não rasgar. Prenda com fita adesiva.

    tinta (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  2. Aplique a tinta, pressionando e esfregando delicadamente sobre o papel com uma esponja ou um pincel. Faça isso arrastando ou com movimentos circulares. A textura deve iniciar através de combinações nas concavidades evidencias na superfície. Utilize uma ou mais cores, mas tenha um pincel diferente para cada cor. Permita que a cor seque antes de aplicar outra, a menos que você esteja satisfeito para deixar funcionar tudo que lhe interessa.

    tinta (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  3. Deixe a tinta secar antes. Se deseja prosseguir o trabalho em uma superfície plana destacando as imagens e padrões que você utilizou. Utilize um pincel com tons pasteis ou qualquer outro que você gosta.

    técnicas (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  4. Experimente outras texturas como rendas, espiral ou material de cesta e várias técnicas de aplicação e de complemento.

    técnicas (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  5. Se desejar, transfira uma pintura frottage para um papel mais grosso ou uma tela, pressionando firmemente a imagem que acabou de ser pintada sobre ela enquanto ainda estiver úmida.

    Pintura (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

    Decorando paredes

  1. Crie um frottage na parede, pressionando um item aproximadamente texturizado em uma superfície que acabou de ser pintada. Comece pintando a parede com um rolo e deixe secar completamente.

    tinta (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  2. Limpe e seque o rolo

    frottage (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  3. Misture um verniz usando duas partes de uma pintura, duas partes de verniz e uma parte de água.

    pintura (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  4. Aplique o verniz com o rolo e pressione o jornal amassado nele. Faça movimentos para cima, de modo a criar um padrão texturizado. Trabalhe em turnos para evitar que o verniz seque muito rapidamente antes que você aplique a textura. Repita o processo até que a parede esteja toda feita. Embora a textura deva ser aleatória, tente manter o mesmo padrão.

Dicas

  • Adornos, conchas e ramos são exemplos dos vários tipos ​​de textura para o frottage. Coloque o papel em uma vela de cera comum antes de pintar, colocando longe das áreas já pintadas para obter um efeito diferente.
  • Ao pressionar a textura numa tinta, você pode utilizar polietileno, panos ou pincéis . Qualquer coisa que tire parte da camada superior funcionará. Esfregando, raspando, rolando e pressionando; tudo funcionará.

O que você precisa

  • Superfície com textura
  • Papel fino
  • Fita adesiva
  • Tinta diluída
  • Esponja ou pincel largo
  • Tinta de emulsão
  • Verniz
  • Água
  • Bacia ou balde
  • Rolete
  • Jornal
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article