×
Loading ...

Como restaurar móveis de vime antigos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Móveis de vime antigos podem ser um objeto adorável em qualquer casa, deixando qualquer cômodo acolhedor e confortável. Apesar de estarem frequentemente disponíveis em feiras de artesanato, antiquários e brechós, eles podem precisar de restauração antes de serem trazidos para sua casa. Restaurar móveis de vime antigos não é um projeto difícil e você pode fazer a renovação de qualquer peça seguindo três passos simples.

Instruções

Restaure móveis de vime antigos e lhes dê um novo acabamento (wicker chair image by Artsem Martysiuk from Fotolia.com)

    Limpe os móveis

  1. Escove os móveis com um pincel de cerdas médias. Isso removerá a maior parte da sujeira que se acumula entre os fios de vime e permitirá ver o que mais precisa ser feito.

    Loading...
  2. Lave a peça com um detergente leve. Encha um balde com água morna, despeje uma ou duas colheres de sopa de detergente e use um pano macio para lavar seu móvel de vime.

  3. Enxágue o sabão com água morna. Borrife rapidamente com água para enxaguar a peça, e então seque com panos macios. Certifique-se de deixar seu móvel de vime descansar por 24 a 48 horas antes de seguir para o próximo passo em sua restauração.

    Conserte o móvel

  1. Tire fotos da sua peça antes de iniciar os reparos. Isso servirá de guia de como a peça terminada deverá parecer. Tire fotos em close das tranças para referência futura.

  2. Examine a estrutura. Use cola para madeira ou parafusos para ter certeza de que ela está firme. Reforce qualquer junta solta e cole ou aparafuse para prendê-la.

  3. Conserte quaisquer buracos. Remova fios de vime quebrados e substitua-os por novos fios que foram saturados por 30 a 45 minutos, copiando o modelo de tranças da peça. Inicie e termine trançando 5 ou 7,5 cm antes ou depois do começo ou extremidade do fio removido para trançar o novo fio com firmeza no local.

    Dê um novo acabamento ao móvel

  1. Decida se você precisa descascar o acabamento. A maioria dos móveis de vime antigos é pintada de branco. Neste caso, será muito difícil descascar a tinta velha dos fios de vime. Se não for, você pode decidir se quer ou não descascar dependendo do novo acabamento que queira usar.

  2. Passe primer em spray na peça, deixe secar completamente e pinte com tinta branca em spray. Este é o acabamento mais fácil e rápido para seu móvel de vime antigo e possivelmente mais autêntico.

  3. Use um bom descascador de móveis se você absolutamente precisa descascar e dar um novo acabamento para sua peça. Deixe o descascador encharcar o vime para remover completamente o acabamento velho. Descasque novamente as áreas que não responderem bem ao primeiro tratamento.

  4. Deixe seu móvel de vime secar por 24 a 48 horas depois de descascar. Então pinte ou dê novo acabamento transparente à sua peça. Aplicações em spray são as mais convenientes para se usar quando estiver restaurando móveis de vime.

Loading...

Dicas

  • Torça seu pano para eliminar a água antes de lavar seu móvel de vime.
  • Água demais pode empenar os fios de vime.
  • Quando estiver consertando um buraco, certifique-se de remover somente um fio de cada vez.

Aviso

  • Não remova nenhum dos fios de vime para consertar a estrutura. Isso somente irá deixar a peça com menos firmeza.
  • Não utilize poliuretano para dar novo acabamento à sua peça. Ele pode ressecar o vime e deixá-lo quebradiço.

O que você precisa

  • Pincel de cerdas médias (um pincel vegetal é uma boa escolha)
  • Panos macios
  • Detergente suave
  • Cola para madeira ou parafusos
  • Rattan
  • Primer em spray e tinta em spray
  • Descascador de móveis (apenas se absolutamente necessário)
  • Spray de acabamento transparente
Loading ...
Loading ...