×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da autenticação biométrica

Atualizado em 23 março, 2017

A tecnologia de identificação biométrica foi inventada durante a última metade do século 20. No entanto, ela só passou a ser utilizada por volta do ano 2000. A autenticação biométrica mede características biológicas e é comumente encontrada em sistemas avançados de segurança, bem como em relógios de ponto.

Identificação de impressão digital biométrico (biometric device purple and blue fingerprint image by Andrew Brown from Fotolia.com)

Características biológicas

A principal razão para que a autenticação biométrica esteja se tornando tão comum é ela medir características biológicas, como a impressão digital ou a íris. Isto é eficaz, porque as características biológicas são muito difíceis de serem burladas.

Loading...

Relógios de ponto

Como os sistemas biométricos são eletrônicos, eles também podem gravar dados. Isto levou a sua utilização em relógios de ponto, o que permite um sistema mais eficiente.

Demora

Uma desvantagem para a autenticação biométrica é que muitos sistemas, principalmente os mais baratos, podem ter dificuldade em ler as características ou exigir mais tempo para identificá-las.

Leituras erradas

Um problema que ocorre de vez em quando na autenticação biométrica é uma leitura errada. O "falso reconhecimento" acontece quando uma pessoa a quem não deveria ser permitido o acesso o tem mesmo assim. O "não-repúdio" acontece quando uma pessoa que deveria ter o acesso é recusada.

Custo

Sistemas biométricos eficazes são caros, e por isso eles geralmente são utilizados por grandes empresas ou instituições.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...