×
Loading ...

As vantagens e desvantagens de extranets

Atualizado em 23 março, 2017

Uma extranet funciona como a Internet, sendo um método de comunicação remota para as empresas associadas usando seus computadores e outros dispositivos eletrônicos. Enquanto a Internet é pública, uma extranet é particular e o proprietário decide quem recebe um convite para acessá-la. Uma extranet envolve rotinas de identificação extensas e é acessível por grupos de afiliados claramente definidos na organização.

Uma extranet é uma rede privada para os afiliados comerciais convidados se comunicarem através de protocolos de Internet (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Melhoria da flexibilidade

Por causa de tendências em inovação e avanços da tecnologia, as empresas estão adotando formas eletrônicas de transações e comunicação. Extranets podem ajudar a aumentar o nível de conveniência, pois você realizará essas trocas oferecendo uma maneira eficiente para se conectar com organizações afiliadas. Os extranets são geralmente acessíveis 24 horas por dia e não há relativamente um tempo de inatividade, portanto, colaboradores, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios poderão se comunicar sobre o seu negócio em um momento que seja conveniente para eles.

Loading...

Maior eficiência

Se você quer conceder acesso direto a informações sobre sua rede de associados, o uso de extranets poderá melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Por exemplo, um cliente poderá obter respostas a perguntas sobre a sua informação sem ter que esperar por uma resposta pessoal de serviço ao cliente. Quando usado para fornecer acesso a aplicativos internos, o acesso direto a suas informações de negócios por meio de sua extranet permitirá aos usuários alterarem e atualizarem suas informações pessoais, não só aumentando a produtividade, mas reduzindo erros.

Segurança

Por um lado, a segurança é uma vantagem ao implementar uma extranet, pois você controla quem entra no seu site, logo, quem terá acesso aos seus dados. Por outro lado, o extranet poderá abrir seus sistemas de quebras de segurança, caso estranhos acessem seu sistema e bancos de dados internos. Para conceder acesso a sócios externos, você deverá criar aberturas em seus firewall. Várias aberturas em seus firewall criará maiores riscos para as entradas não autorizadas. Além disso, mantenha em mente que o extranet concede acesso a dados proprietários, e este acesso à sua informação pode proporcionar mais uma oportunidade para que os usuários não autorizados acessem informações sensíveis e confidenciais.

Despesa

Pode sair caro implementar uma extranet, pois você terá que pagar o custo de hardware, software, mão-de-obra e quaisquer outros custos associados, incluindo a formação de afiliados externos. Reparos e manutenção também podem aumentar a despesa de gestão de uma extranet. Os custos podem ser significativos, porém, pode ocorrer redução de despesas em outras áreas, se você implementar uma extranet. Por exemplo, se os seus filiados têm acesso direto aos documentos em sua rede, os custos associados com endereços ou informações de fax são significativamente reduzidos ou eliminados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...