Mais
×

As vantagens e desvantagens de uma Interface Gráfica do Usuário (GUI)

Atualizado em 23 março, 2017

A maior parte dos usuário de computador lida diretamente com uma interface gráfica de usuário (GUI). Ela permite o emprego de elementos visuais, como ícones de área de trabalho, navegação e operação de programas. As GUIs servem como substitutas para as antigas interfaces de comando de linha, ou CLI, nas quais os usuários digitavam termos-chave e símbolos para operarem o computador. Os sistemas operacionais funcionam como um GUI em computadores, smartphones e alguns aparelhos de MP3.

Mesmo usuários sem treinamento significativo conseguem compreender o sistema GUI com facilidade (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Curva de aprendizado

Ao contrário dos sistemas CLI que requerem que os usuários memorizem comando, os sistemas GUI oferecem uma abordagem comparativamente intuitiva. Mesmo usuários sem treinamento significativo conseguem compreender o sistema com facilidade e operar os programas para atingirem suas metas. Um escritor, por exemplo, precisa de apenas um clique no ícone para abrir um programa de edição e escrever. A predominância do GUI em computadores educacionais e caseiros significa que a maioria dos usuários finais requerem pouco ou nenhum treinamento ao adentrarem na força de trabalho.

Multitarefas

Os sistemas GUI oferecem modos simples de multitarefas. Os usuários podem manter diversos aplicativos abertos e transitar entre eles com um clique do mouse. Isto melhora a produtividade, particularmente em situações que requerem um "copia e cola" de um aplicativo para outro. Este recurso fornece benefícios particulares aos estudantes e empresários que precisam integrar gráficos ou tabelas em um documento ou apresentação. Enquanto alguns sistemas CLI tem suporte multitarefas, ele não sustentam o mesmo nível de simplicidade para o usuário final.

Visual

Os sistemas GUI fornecem um ambiente visual mais agradável para trabalhar no computador, o que torna o GUI uma característica agradável para a maior parte dos usuários finais. O componente visual também desempenha um papel importante no reforço da aprendizagem. Os usuários percebem os resultados das diferentes ações que tomam dentro do aplicativo, em vez de confiar que o computador siga um comando digitado.

Recursos de sistema

A informação gráfica, por natureza, tende a ser maior e mais complexa que a informação baseada em textos. Considere os tamanhos dos documentos de textos, geralmente medidos em kilobytes, e dos arquivos de imagem, medidos em megabytes. Os sistemas GUI requerem um compartilhamento maior dos recursos de sistema para sua execução que os sistema CLI. As maiores demandas depositadas nos recursos do computador pelas contas de interface gráfica do usuário contam, em parte, para o tamanho cada vez maior dos sistemas operacionais.

Controle

Os sistemas GUI fornecem ao usuário final um controle menor sobre os sistemas e arquivos operacionais que o sistema CLI. Esta desvantagem, no entanto, não se aplica primariamente ao usuário final comum, mas sim a especialistas. Usuários típicos raramente, ou nunca, precisam realizar ajustes no sistema operacional, no nível das limitações do controle de arquivos ou sistemas operacionais do GUI.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article