Mais
×

As vantagens e desvantagens da radiação infravermelha

Atualizado em 26 fevereiro, 2018

Seja vinda do sol, do fogo, de luzes elétricas ou de diodos emissores de luz (LED), as pessoas nunca conheceram um mundo sem radiação infravermelha. Ela torra o pão, muda os canais da TV e coze a pintura de um carro novo. Por outro lado, ela não pode ser vista e viaja apenas em linha reta.

A radiação infravermelha ajudou a construir a Internet (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Invisível

A palavra "infravermelho" significa "abaixo do vermelho", então a luz infravermelha tem frequências abaixo da luz vermelha que se pode ver. Isso é similar aos sons e vibrações baixas que podem ser sentidas e não ouvidas. Já que não se pode ver a radiação infravermelha, a maior parte de uma lâmpada incandescente é desperdiçada, assim como uma vela. Você pode pegar uma panela no fogão sem perceber que está quente até que se queime. Embora a vida pudesse ser mais fácil caso o infravermelho pudesse ser visto, nossos olhos não estão preparados para isso.

Linha de visão

Sendo uma forma de luz, o infravermelho se desloca em linha reta. Caso você já tenha usado alguma vez um controle remoto em uma sala com móveis, animais e pessoas, já deve ter notado que qualquer coisa que esteja na frente não permitirá que o controle funcione. Os cientistas chamam isso de transmissão em linha reta, o que significa que você precisa mirar diretamente o alvo para que a luz infravermelha o atinja. Caso esteja em uma curva, atrás de um objeto ou além do horizonte, não funcionará.

Aquecimento

Você deve se lembrar, das aulas da escola, de que se pode aquecer algo por condução, convecção ou radiação. Desses três, a radiação é o método mais rápido, já que viaja na velocidade da luz. Além de pura velocidade, a radiação infravermelha simplifica o aquecimento removendo a necessidade do contato direto entre um objeto quente e aquele que se deseja aquecer. O calor radiante pode ser controlado facilmente, aumentando ou diminuindo a força.

Produção

A facilidade de se controlar a radiação infravermelha é uma de vantagens-chave. Ela pode ser produzida com uma lâmpada ou uma vela. Seu corpo a produz enquanto você está parado lendo isto. O sistema global de comunicação que alimenta a Internet depende largamente da luz infravermelha feita por dispositivos eletrônicos baratos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article