Educação e ciência

Vantagens e desvantagens da tecnologia na educação

Escrito por karen hollowell | Traduzido por josciel sousa
Vantagens e desvantagens da tecnologia na educação

Tecnologias novas podem dar mais eficiência, porém elas não conseguem substituir os métodos antigos de ensino

technology image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com

A tecnologia tem revolucionado a sala de aula porém não é livre de desvantagens – não em seu uso, mas no que ela substitui. Muitas salas de aula estão sendo reequipadas com quadros inteligentes e computadores mas eles não consegue substituir os métodos antigos de ensino.

Outras pessoas estão lendo

Potencial

A tecnologia disponível hoje tem disponibilizado para os estudantes uma riqueza de conhecimento, o que oferece grande potencial para a velocidade e para o estilo de aprendizagem. A informação é apresentada em tantas formas que qualquer tipo de aprendiz, tanto os superdotados quanto os deficientes, pode encontrar e usar o material necessário. Esse fato relaciona-se não apenas à internet, mas a todos as melhorias tecnológicas no aprendizado, desde quadros inteligentes até dicionários de mão.

Perda de habilidades

Junto com esse acesso aumentado ao conhecimento também vem uma perda provável de habilidades de comunicação e capacidades de interação entre os estudantes e o professor e entre os estudantes e os colegas. Essas habilidades não são necessárias em uma sala de aula com computadores, onde a individualidade é um componente de aprendizagem e é encorajada. Além da aprendizagem, a resolução de conflitos e a socialização costumavam ser duas razões prominentes para as crianças irem à escola. A ênfase agora está longe dessas áreas.

Acesso para todos

A educação não é mais um privilégio elitista como ela já foi um dia. A informação na internet está lá para todos que têm acesso, sem discriminação. Pessoas de todos os estratos sociais são capazes de usar os avanços tecnológicos, que é um desenvolvimento acadêmico razoavelmente novo na América.

Pobres permanecem pobres

Enquanto o acesso geral não é negado, algumas crianças podem não ser expostas a computadores e a outras tecnologias devido ao seu status socioeconômico. Um criança pode viver em uma casa sem um computador, e provavelmente ela irá estudar em uma escola pública pobre com quantidades limitadas de computadores disponíveis. Um estudante pode conseguir usar o computador apenas por um pequeno período ou apenas como uma atividade semanal em vez de um período de aula regular. Isso coloca essas crianças em desvantagens na aprendizagem de funções tecnológicas. Cidades pobres também estão mais propensas a não ter recepção para outros modos tecnológicos de aprendizagem.

Vantagens vs. desvantagens

A era do computador está ai; isso é indiscutível. É melhor para as crianças terem acesso a computadores com todo seu conteúdo com a perda de habilidades interpessoais? É aceitável que um estudante possa falar com alguém do outro lado do mundo através de mensagens instantâneas mas não ter uma interação com o estudante sentado ao seu lado na sala de aula? A tecnologia pode potencializar os métodos tradicionais de aprendizagem mas não pode substituir o toque humano. Finalmente, a qualidade da aula irá depender apenas na qualidade do professor e não da presença da tecnologia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media