Vantagens do Visual Basic

Escrito por anni martin | Traduzido por bruno charamba
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens do Visual Basic
O VB é uma evolução do BASIC (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Caso esteja procurando por uma linguagem de programação que o ajude a criar aplicações para o Windows, como o Word e o Excel, você pode usar o Microsoft Visual Basic. Essa popular linguagem de programação tem suas raízes no BASIC (Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code) e foi evoluída ao Visual Basic.NET. De acordo com o autor especializado em Ciências da Computação, Stephen Hughes, o VB permite que se crie interfaces de software e que se escreva código em um ambiente gráfico de fácil uso.

Outras pessoas estão lendo

Uma das vantagens do Visual Basic é a sua popularidade, tendo ele uma ampla base de usuários em que você pode entrar e discutir sobre problemas e soluções. Você encontrará vários livros e outros recursos para o VB, assim como muitos snippets extras para simplificar suas tarefas de programação. Uma vez que tenha aprendido o básico sobre o VB, você pode aprender outras linguagens de script, como o Visual Basic Applications ou o Visual Basic Script.

A interface gráfica do VB o torna ideal para um programador iniciante, fazendo com que ele não demore muito para criar o seu primeiro programa. Caso esteja acostumado a fazer movimentos de arrastar e soltar em um programa do Windows, você pode fazer, usando esse conhecimento, menus, formulários e outros componentes que podem ser arrastados e soltos. É possível, de fato, montar um programa sem escrever uma linha de código. O VB não é só uma linguagem de programação, mas também é um ambiente de desenvolvimento interativo (IDE).

Muitos anos atrás, caso quisesse criar um programa de computador, você passaria horas sentado em um terminal, digitando códigos e códigos seguidamente, usando um compilador em linha de comando para construir suas aplicações. A programação dificilmente passava sem erros e muitas vezes você via mensagens de erro ambíguas quando o compilador era executado. Então, você precisava gastar horas e horas procurando o erro em seu código. No VB, você pode construir e depurar o código em um ambiente gráfico, com a ajuda de menus interativos e com sensibilidade contextual.

Uma grande vantagem do VB é o desenvolvimento rápido de aplicação (RAD). Através dele, você consegue criar programas de computador com o VB entre 60 e 90 dias, para sistemas operacionais Windows. Usando o VB, você pode desenvolver aplicações e jogos para Windows com ferramentas já programadas, como botões que já vêm escritos e que podem salvar um programa ou abrir uma janela. Isso permite que você foque em criar novos códigos, em vez de ter que reinventar a roda. É possível usar esse programa para escrever interfaces para bancos de dados ou criar controles para o Active X. Você pode também criar um Component Object Model (COM), permitindo a criação de objetos que possam se comunicar com os diferentes produtos da Microsoft.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível