Mais
×

Como vaporizar o rosto

Atualizado em 17 abril, 2017

Não importa que tipo de pele você tenha, sensível, seca, oleosa ou mista, a limpeza regular e a vaporização do rosto ajudam a remover mais impurezas eficazmente. Há muito tempo os spas oferecem tratamentos faciais que incluem vaporização no rosto com a finalidade de abrir os poros da pele para que sejam limpas manchas e espinhas. Após vaporizar o rosto, umedecer a pele permitirá que ela se mantenha hidratada e protegida corretamente.

Instruções

A vaporização ajuda a limpar os poros (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Comece limpando a pele com um sabonete não abrasivo, como o de glicerina ou um suave de camomila que não contenha fragrâncias que possam irritar a pele.

  2. Ferva a água e adicione as fatias de limão em uma tigela grande. Coloque a tigela em uma superfície como um balcão ou uma mesa.

  3. Ponha uma toalha grande em volta da cabeça para captar o vapor que subirá da água fervente. Fique de pé, curvando-se cuidadosamente sobre a tigela, enquanto coloca a toalha em volta da cabeça. O vapor subirá para o rosto.

  4. Mantenha os olhos e a boca fechados. Se escolher adicionar outros óleos essenciais ou outras ervas à água quente, eles podem ser liberados no ar e irritar os olhos.

  5. Para peles sensíveis, não fique no vapor por mais de 10 ou 15 minutos. Para essas peles, é recomendável adicionar lavanda, ylang ylang ou camomila romana.

  6. Para peles secas, a vaporização deve demorar de 15 a 20 minutos, conforme o tolerado, mas não mais que isso. Para essas peles, recomenda-se adicionar óleos essenciais de lavanda, sálvia esclareia ou rosa.

  7. Para pele oleosa, a vaporização também pode durar de 15 a 20 minutos, mas sem chegar ao ponto do desconforto. Recomenda-se adicionar óleos essenciais de lavanda, melaleuca e limão para essas peles.

  8. Para pele mista, que seja em parte seca e em parte oleosa, ou de certa forma sensível, vaporize por não mais de 15 minutos. Novamente, gradue conforme a sua sensibilidade. Para a pele mista, recomenda-se óleos essenciais de lavanda, melaleuca, gerânio rosa ou sálvia esclareia.

  9. Enxugue o rosto com uma toalha após a vaporização. Se você tiver manchas ou espinhas, esse é o momento de esterilizar os utensílios apropriados para extraí-las. Não use as mãos, pois elas podem infectar as manchas. Umedeça a pele de acordo com o seu tipo e aplique protetor solar para protegê-la.

Dicas

  • Se você tem pele sensível, faça um teste em sua pele. Derrame o óleo essencial que gostaria de usar na parte de dentro do cotovelo e cubra-a com uma bandagem de um dia para o outro. Confira no dia seguinte se você apresenta algum sinal de irritação de pele. Se apresentar, interrompa o uso.

Aviso

  • Se você tiver algum corte aberto ou qualquer problema sério de pele, consulte o médico antes de vaporizar o rosto.

O que você precisa

  • 4 xícaras de água fervente
  • Óleos essenciais de acordo com o tipo de pele: lavanda, sálvia esclareia, óleo da árvore do chá ou melaleuca, limão, ylang ylang, gerânio rosa e rosa.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article