×
Loading ...

Variedades de coco

Atualizado em 21 novembro, 2016

O coqueiro usa as correntes oceânicas para carregar suas sementes e se espalhar pelas costas tropicais do mundo. À medida que elas foram chegando a novos litorais, começaram a se adaptar aos novos lares e a mudar fisicamente. A influência humana nessas árvores também ajudou a criar diversas espécies. Apesar de suas diferenças, todas ainda são as mesmas.

Existem dois tipos de coqueiro: o gigante e o anão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Coqueiro gigante

Coqueiros gigantes podem crescer até 23 metros de altura e ter uma copa com 9 metros de diâmetro. As variedades desses coqueiros estão entre as mais cultivadas e podem variar entre malaio, de Rennel e samoano. As árvores gigantes têm uma base inchada e geralmente produzem frutos grandes, embora o tamanho varie com o tipo. Certos tipos têm a germinação lenta, o que é benéfico, pois os cocos podem flutuar por meses antes de acharem terra onde crescer.

Loading...

Coqueiro anão

O coqueiro anão, como seu nome sugere, é menor do que todas as variedades de gigantes. Seus troncos são mais finos e não apresentam inchaço na base. As frutas tendem a ser menores, mas mais abundantes. As variedades desse coqueiro ganharam seus nomes principalmente em função de seus lugares de origem e da cor de suas frutas; por exemplo, o coqueiro anão amarelo de Papua. O coqueiro anão amadurece mais rápido do que os gigantes e germinam mais cedo, o que significa que eles não se espalham com a mesma eficiência.

Coqueiros híbridos

Os coqueiros híbridos podem ocorrer naturalmente ou deliberadamente. Quando os gigantes e os anões crescem naturalmente próximos uns aos outros, pode ocorrer uma polinização cruzada. Híbridos como o MayJam, por exemplo, são uma combinação do gigante jamaicano e do anão malaio. Esse híbrido tende a ser parecido com seu parente gigante, mas produz frutos similares aos do anão. Híbridos cultivados incluem o MayPan, que é um cruzamento entre o gigante panamenho e o anão malaio. Ele foi criado na Jamaica para fins comerciais, já que amadurece rapidamente e produz muitos frutos.

Utilidades do coco

Os cocos servem para diversos fins e quase todas as suas partes têm utilidade. As árvores podem ser decorativas ou úteis para quebrar o vento quando plantadas lado a lado. Os frutos são usados como ingredientes para muitos pratos, com sua água e polpa sendo aproveitadas de diversas maneiras. As fibras da casca também são ideais para fazer cordas. É possível ainda extrair óleo da fruta para usar em tochas de fogo, sabonetes e receitas. As suas folhas são úteis para fazer telhados de cabanas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...