O que é VBA?

Escrito por contributing writer | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é VBA?
Com o Microsoft Excel, realizar balancetes e outros tipos de contabilidade ficou bem mais fácil (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

O VBA é uma sigla que significa "Visual Basic para Aplicações". O VBA não deve ser confundido com VB, que é o Visual Basic padrão. O VBA é uma característica desenvolvida pela Microsoft para ser usada com os pacotes de software Microsoft Office. Especificamente, ele foi criado principalmente para ser usado com o Excel. O VBA é uma ferramente que pode ser usada para a criação de programas para serem executados no Excel.

Outras pessoas estão lendo

O que o Excel faz?

O Excel permite que você faça uma variedade de coisas dentro da sua estrutura de programa, como manter listas de qualquer coisa, desde nomes de clientes até notas de estudantes. Ele ainda pode ser usado para orçamentos, análises de dados, faturas, criação de tabelas baseadas em fluxos de dados e muito mais. O Excel é essencial nos negócios.

O que o VBA faz?

O VBA é uma estrutura de programação criada para fazer essencialmente uma coisa. O VBA permite que você automatize tarefas do Excel. Tudo que você pode fazer no Excel pode ser feito ainda mais rápido e sem esforço manual. Por exemplo, programas em VBA podem ser criados para formatar e imprimir um relatório de vendas. Você pressiona um botão e o processo inteiro começa, sem que você precise passar por todas as etapas sempre que precisar.

Vantagens do VBA

Além de economizar tempo, existem muitas outras vantagens. Com um comando do VBA, o Excel sempre vai executar a mesma tarefa da mesma forma. Você conseguirá resultados consistentes muito mais rápido do que se o processo fosse feito manualmente. O VBA permite a criação de botões para serem postos na sua barra de menu, para executar uma determinada tarefa. Isso significa que qualquer pessoa pode executar a tarefa que que você precisa que seja cumprida, e ter os mesmos resultados que você conseguiria. Se essa tarefa precisa ser realizada múltiplas vezes, você pode ajustar para que o seja e se afastar do computador, sabendo que a tarefa será cumprida.

Desvantagens do VBA

Existem algumas desvantagens que podem deter a maioria das pessoas. Para iniciantes, você precisa aprender um código para usar o VBA. Ele não é um programa muito intuitivo e que possa ser dominado em uma semana. Você precisa aprender os vários códigos para formulários, e descobrir como construir a tarefa que você precisa que seja automatizada. Programas em VBA para o Excel são também, apenas isso. Eles são programas de VBA para o Excel, e isso significa que eles são transferíveis apenas entre programas do Excel. Você não pode usar seus programas em outras aplicações. Além disso, se você codificar errado, poderão existir problemas no processo de automação, e você precisará analisar o código e resolver os problemas até que ele finalmente funcione corretamente.

Evolução do Excel

Assim como o Excel evolui, assim são os seus programas em VBA. O VBA é um sistema de programação baseado na programação atual do seu Excel. Se você adquirir uma versão mais nova do Excel, você precisará reescrever os seus programas em VBA. Isso vai acontecer raramente, uma vez que o Excel não atualiza com frequência, mas ainda vai acontecer. Você precisará testar seus programas constantemente para se certificar de que eles ainda são utilizáveis.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível