Veias utilizadas na flebotomia

Escrito por beth celli | Traduzido por aline cortez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A flebotomia é o ato de tirar uma amostra de sangue da veia de um paciente para exame e análise laboratorial. É um procedimento essencial no universo médico. Os flebotomistas são especialmente treinados nessa técnica e são capazes de retirar sangue de diferentes veias do corpo. Isso geralmente é feito através de veias do braço, mas as veias da mão também podem ser usadas.

Outras pessoas estão lendo

Fossa cubital

A fossa cubital é a área do braço próxima ao cotovelo. Ela fica na frente e abaixo da dobra do braço. Há várias veias importantes que passam por esse local, próximas à superfície. Pode ser difícil encontrar essas veias em alguns pacientes, especialmente se forem obesos, estiverem desidratados ou passando por quimioterapia.

As três veias principais

Há três veias mais comumente usadas na venipuntura ou flebotomia. São elas: a cefálica, a cubital mediana e a basílica. Essas três veias se encontram na área cubital. A veia cefálica está na lateral ou parte externa do braço. A veia cubital mediana, a que se prefere usar, está perto do centro, e a basílica fica localizada na parte interna ou média, da área cubital.

A cubital mediana

A veia cubital mediana é a preferida para a flebotomia, pois é normalmente maior e mais estacionária que as outras. As veias podem se mover ou rolar, o que torna mais difícil fazer a flebotomia. A cubital mediana é, em geral, bem ancorada, reduzindo a probabilidade de o paciente sentir dor ou ficar com hematoma.

As outras veias cubitais

As veias cefálicas e basílicas são usadas apenas se a veia cubital mediana não for encontrada ou estiver danificada de alguma maneira. A veia cefálica é a segunda opção, já que é razoavelmente bem ancorada. Ela é a única veia que pode ser sentida em pacientes obesos. A veia basílica é tida como última opção. Ela se move mais facilmente e corre diretamente sobre um nervo e uma artéria, tornando mais perigoso e doloroso seu uso.

As veias das mãos

Às vezes, nenhuma das veias da fossa cubital é encontrada. Pode também não ser possível usá-las devido a punção intravenosa ou lesão. Nesses casos, podem se utilizar as veias das mãos. Essas veias, assim como as do pulso, são mais próximas à superfície, mas estão mais sujeitas a se movimentar ou rolar. Usá-las tende a ser mais doloroso para o paciente, já que também há nervos nas mãos. Se for necessário o uso de uma dessas veias, é importante ancorá-la com a mão, mantendo-a no lugar quando se está retirando o sangue.

Outras veias

As veias das pernas, pés e tornozelos não podem ser usadas sem permissão específica de um médico. Caso seja necessário utilizá-las, geralmente o médico fará o procedimento. Há o potencial para a formação de coágulos quando essas veias são usadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível