Um ventilador no sótão é recomendado ou não?

Escrito por chris deziel Google | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um ventilador no sótão é recomendado ou não?
Ventilação apropriada no sótão poupa custos de eletricidade (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se a sua casa tem um sótão, você precisa mantê-lo ventilado. Sem ventilação, um sótão pode se tornar excessivamente quente no verão, e pode absorver umidade, promovendo mofo e apodrecendo o enquadramento. Respiradouros de sótão fornecem alguma circulação por causa da corrente de ar natural, criada pelo ar ascendente das aberturas intradorso para as aberturas de empena, onde ele é expelido. Aumentar a circulação de ar com um respiradouro de sótão é geralmente uma boa ideia.

Outras pessoas estão lendo

Ventilação no sótão

Qualquer sótão deve ter ventilação suficiente para evitar o acúmulo de umidade e calor. O código de construção civil especifica que a quantidade de espaço ocupado por aberturas em um sótão deve ser 1/150 do total da área do cômodo, e devem ser distribuídas uniformemente entre os cumes ou empenas do telhado. O ar se move entre as aberturas, seja como resultado do gradiente de temperatura entre o telhado do sótão e o chão, seja devido à diferença na pressão do ar entre um lado e outro do telhado.

Benefícios da ventilação

Os principais objetivos da ventilação no sótão são o controle da umidade e da temperatura. Na ausência de respiradouros, a condensação se forma sobre o enquadramento e no isolamento. Isso não só promove o crescimento de mofo, mas também aglomera o isolamento e apodrece a madeira. Durante os meses de inverno, essa condensação pode até virar gelo. No verão, a temperatura do sótão pode exceder 65 ºC em dias quentes, em alguns climas. Se o teto for mal isolado, condicionadores de ar têm de trabalhar mais para manter a casa fresca, subindo a conta de energia elétrica.

Ventilação a energia

Um ventilador de sótão pode aumentar a circulação no local, soprando ar através dos sofitos do teto abaixo ou sugando-no através das empenas ou dos cumes. Se ele sopra ou suga o ar, deve haver entradas e saídas suficientes para permitir que o ar circule livremente, para que o ventilador seja eficaz. Nem todos os sótãos precisam de um ventilador, pois um sistema de ventilação passiva bem concebido normalmente fornece a circulação adequada. Alguns projetos de telhados, no entanto, como os planos ou com telhas, não permitem a colocação correta das aberturas e necessitam de ventilação mecânica.

Considerações

Aumentar a circulação de ar no sótão com um ventilador nunca é uma má ideia no verão, mas, no inverno, ele pode atrair ar frio, o que vai diminuir a temperatura da casa. Um ventilador de sótão deve ser adequadamente dimensionado e deve ter poder suficiente para mudar o ar no sótão 10 vezes por hora. Enquanto um ventilador de sótão solar pode ser adequado para uma casa pequena, é pouco provável que tenha energia suficiente para fornecer essa quantidade de circulação em uma casa com um espaço de sótão com mais de 100 metros quadrados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível