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Como verificar e carregar um sistema de refrigeração R-410A

Escrito por alan edwards | Traduzido por ellen zanelato
Como verificar e carregar um sistema de refrigeração R-410A

Todas as unidades de ar-condicionado novas devem usar refrigerador R-410A

window air conditioner image by Aaron Kohr from Fotolia.com

Em janeiro de 2006 a Environmental Protection Agency (EPA) interditou as fábricas de sistemas de ar-condicionado que não conseguiam atingir a Seasonal Energy Efficiency Ratio (SEER) [Proporção de eficiência energética sazonal] de 13. Antes disso o refrigerador mais comumente usado era o R22. Entretanto o R22 não conseguia atingir o padrão SEER de 13. Muitos sistemas de ar-condicionado usados hoje em dia usam um refrigerador conhecido como R-410A. Os refrigeradores são muito diferentes na composição e nos processos usados para carregar o sistema. As ferramentas necessárias para carregar um sistema com R-410A são diferentes dos que usam carregamento R22. Para os propósitos desse artigo, não há vazamentos no sistema R-410A. Se um sistema estiver vazando, deve ser consertado antes de recarregá-lo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Cilindro de R-410A
  • Manómetro
  • Mangueiras
  • Termômetro para ar livre
  • Termômetro de linha liquída
  • Gráfico de pressão de temperatura
  • Tabela de conversão de pressão

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Instruções

  1. 1

    Inspecione as bobinas, as rodas e a velocidade do ventilador do motor para assegurar que estejam funcionando corretamente. Usando o método de elevação de temperatura (CFM = KW(Volts X Amps.) X 3.413 dividido por (Elevação de temp. X 1.08)), verifique o fluxo de ar. Usando as folhas de especificação das bobinas provindas do fabricante, confirme as quedas de pressão ao longo delas. A medida do fluxo de ar é usada para encontrar a carga do evaporador, então ela deve ser precisa.

  2. 2

    Verifique as pressões dos sistemas operacionais. Fixe as mangueiras do manômetro às tomadas de pressão nas válvulas de serviço líquido e sucção. A localização das válvulas de serviço podem ser encontradas em qualquer lugar no gabinete exterior, mas geralmente estão localizadas próximo à bobina. Leia e anote a informação nos medidores de pressão para líquido e sucção com lápis e papel.

  3. 3

    Usando o termômetro para ar livre, meça e anote a temperatura exterior.

  4. 4

    Meça a temperatura do bulbo seco colocando um termômetro na unidade onde o ar entra no duto de retorno. Enrole o bulbo do termômetro em um pano úmido e meça e temperatura do bulbo úmido da mesma forma que mediu o bulbo seco, anotando os resultados. Esse é um passo importante desde que se encontre a carga de evaporação que está tendo um efeito chave no sistema de pressões.

  5. 5

    Meça a temperatura de linha líquida para determinar o sub-resfriamento. Use um termômetro de linha líquida que tenha uma sonda que possa ser fixada bem próxima à linha. Coloque a fixação aproximadamente a 15 cm de distância da válvula de serviço líquido. Anote os resultados das medições.

  6. 6

    Conecte as mangueiras do manômetro às tomadas de pressão nas válvulas de serviço de líquido e sucção. Meça e anote as pressões de líquido e de sucção. Meça a pressão de lateral alta na tomada de pressão da válvula de serviço para a linha líquida. Use uma tabela de conversão para mudar a pressão lateral alta para temperatura saturada. Subtraia a temperatura de linha líquida da temperatura saturada do refrigerador R-410A no condensador para computar o valor de sub-refrigeração. Na folha de dados do fabricante encontre as pressões de operação corretas para as circunstâncias encontradas para o ar medido. Olhe também na folha para níveis de sub-refrigeração necessários.

  7. 7

    Carregue a unidade com R-410A suficiente para atingir as especificações do fabricante, se, com as informações da folhas de dados deles, for mais fácil devido à falta de refrigerador. As temperaturas de sub-refrigeração podem estar muito altas devido a um excesso de refrigerador no condensador, mas pode ser também uma falha do TVX (Válvula de expensão termostática) ou restrição de linha. É importante verificar as temperaturas altas e baixas para determinar se qualquer um desses problemas estiver presente. Se não houver restrição de linha e a TVX estiver funcionando corretamente, retire suficiente refrigerador R-410A do sifão até que a temperatura na leitora esteja no nível sugerido pelo fabricante. Use uma máquina de restabelecimento do refrigerador para transportar de forma segura o refrigerador, já que é ilegal liberar R-410A no ar.

Dicas & Advertências

  • O R-410A deve ser introduzido nas linhas de refrigeração como combustível. Vire o cilindro para baixo para recarregar o sistema.
  • Quando estiver purificando o sistema de R-410A, use uma máquina de restabelecimento do refrigerador, já que é contra uma lei federal dispersá-lo no ar devido ao efeito estufa na atmosfera.

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