Como verificar a ventoinha do radiador

Escrito por erin stewart | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
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Como verificar a ventoinha do radiador
Como verificar a ventoinha do radiador (blades of fan image by TEA from Fotolia.com)

O radiador do carro contém o fluido de arrefecimento para o motor, assegurando que não superaqueça. Se a ventoinha do radiador não estiver funcionando corretamente ela não está circula ar, sobre o radiador, para arrefecer o fluido e, subsequentemente, resfriar o motor. Se já teve problemas de superaquecimento do motor, verifique a ventoinha do radiador e a bomba de água. Se ignorar o problema e deixar o motor superaquecer, corre-se o risco de estragar o motor completamente.

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O que você precisa?

  • Voltímetro

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Instruções

  1. 1

    Determine se a ventoinha do radiador é manual ou elétrica. Uma ventoinha manual é parafusada à bomba de água e funciona da mesma maneira que a correia da bomba de água. Um radiador elétrico tem fios que se conectam ao sistema elétrico do carro.

  2. 2

    Para verificar uma ventoinha de radiador elétrica, ligue o carro e deixe-o chegar até a temperatura em que a ventoinha normalmente funcione.

  3. 3

    Use o voltímetro para testar se a energia está indo para os fios. Conecte uma extremidade do voltímetro no solo e a outra extremidade em uma ligação eléctrica na ventoinha. O voltímetro dará uma leitura da tensão.

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    A tensão normal da ventoinha do radiador é de cerca de 12 volts. Se o medidor de voltagem ler 12 volts, o problema não é a potência e a ventoinha deve ser substituída.

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    Se o voltímetro não detectar potência, verifique seus fusíveis.

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    Para uma ventoinha manual, realize uma inspeção visual em primeiro lugar. Certifique-se de que os quatro parafusos que prendem a ventoinha no radiador estejam apertados. Verifique se a correia também está em bom estado e se há tensão.

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    Algumas ventoinhas do radiador manuais possuem embreagem. A embreagem da ventoinha tem uma mola dentro dela para auxiliar na rotação mais rápida da ventoinha. Se a ventoinha do radiador possuir a embreagem, verifique-a enquanto o motor estiver funcionando. Ela deve ser executada em rotações maiores do que as do motor. Se não for, a embreagem da ventoinha está com defeito e deve ser substituída.

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    Algumas ventoinhas do radiador são montadas de forma sólida, sem embreagem. Se a sua estiver montada dessa forma e não estiver funcionando adequadamente, a correia está com problema e precisa ser substituída.

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