×
Loading ...

Que tipo de roupas os suíços vestem?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A Suíça é um país multicultural que têm muitas pessoas com origem alemã, francesa, italiana e outros países europeus. Todas essas culturas e o clima temperado do país têm influência na moda suíça. Essas temperaturas variam de acordo com a altitude. Nas onas mais baixas, elas variam de frio a cálido, com verões úmidos e chuvas ocasionais.

Genebra, a capital da Suíça por detrás da bandeira nacional (Sam Robinson/Photodisc/Getty Images)

Roupas bordadas

A maioria das roupas tradicionais da Suíça são feitas com bordados, que normalmente são costurados em chapéus, lenços, golas de camisa e decoração de tecidos. O bordado costumava ser um produto feito artesanalmente no leste e no nordeste suíço, mas agora restrito ao turismo, pois os suíços não usam mais esse tipo de roupa.

Loading...
Homens e mulheres usando roupas tradicionais (Johannes Simon/Getty Images News/Getty Images)

Roupas justas

Antes os suíços usavam calças de malha feitas em casa ou compradas em lojas. As calças feitas a mão (selbsgestrickten) eram feitas apenas para bebês. Os meninos só usavam calças de cor escura, costume que perdurou até meados de 1960. No começo de 1970, essas calças passaram a ser oferecidas em várias cores, e então as crianças começaram a se vestir com roupas de outras cores. Mesmo assim, a maioria dos meninos continuaram a usar calças mais escuras, como preto, cinza e azul, enquanto as meninas preferiam vermelho e branco.

Menino cuidando do rebanho (Johannes Simon/Getty Images News/Getty Images)

Roupas tradicionais: bata suíça

A bata é um outro tipo de roupa usada na Suíça, que era tradicionalmente usada por suíços de origem italiana e francesa. O site Historical Clothing diz que o uso era obrigatório entre meninos entre nove e dez anos de idade, durante os anos 1930 até 1960, e seu uso era geralmente restrito à escola.

Homems mais velhos usando o traje suíço (Johannes Simon/Getty Images News/Getty Images)

Festival de moda suíça tradicional

Embora seja normal suíços usarem roupas ocidentais, eles ainda usam trajes tradicionais em seus desfiles e festivais. Além dos muitos tipos de roupas bordadas suíças, os homens de Gruyere costumam vestir um casaco de lona azul curto, e as mulheres usam jaquetas de mangas compridas, aventais de seda e chapéus de palha com fitas penduradas nas bordas. Lenços de cabeça em renda amarela também são parte do traje tradicional feminino. Em Unterwalden, as mulheres usam vestidos ornamentados com prata, e nas áreas alpinas, os homens usam shorts de couro tradicionais (lederhosen) com botas de couro.

Suíços em roupa tradicional (Johannes Simon/Getty Images News/Getty Images)

Moda jovem dos suíços

Assim como em outros países ocidentais, adolescentes suíços usam roupas básicas, e essa mesma roupa ainda pode ser usada repetidamente por dias. No inverno, eles usam casacos pesados​​, cachecóis e luvas, já nos meses mais quentes vestem roupas leves, como camisas. Eles participam de vários tipos de esportes, e usam muitas roupas tipicamente ocidentais para fins esportivos, como andar de bicicleta ou jogar futebol depois da escola. As marcas mais populares entre eles são Adidas, Nike e Puma.

Moda contemporânea sustentável

A maioria dos suíços atualmente estão preocupados com as mudanças climáticas, e assim, têm uma consciência ambiental muito forte. Portanto, a demanda por fibras e produtos naturais utilizando métodos que respeitem o meio ambiente continuam a crescer de forma constante. Os suíços estão dispostos a pagar mais por suas roupas e respeitar as normas ambientais.

Casal olhando uma vitrine em Genebra na Suíça (Ian Waldie/Getty Images News/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...