O que é vestimenta semi-formal para homens?

Escrito por kat consador | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é vestimenta semi-formal para homens?
Espera-se que um homem use um terno, de preferencia escuro, em um evento semi-formal (suit image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)

A expressão semi-formal pode ter várias interpretações. As regras de etiqueta recomendam que uma roupa semi-formal para homens inclua um terno escuro. Uma definição apropriada revela que semi-formal é equivalente a um evento black-tie. Por outro lado, a norma social é um pouco menos rigorosa. O visual muda de acordo com classe social, idade e localização geográfica. Por exemplo, um estudante de faculdade chega em um evento semi-formal e consegue se misturar ao resto da festa usando apenas calça social e camisa de botão. Contudo, um profissional de nível mais elevado pode estar mais inclinado a vestir terno.

Outras pessoas estão lendo

História

Por volta de 1800, é atribuido a Edward VII o crédito pela transição da vestimenta white-tie para um black-tie menos formal, com o intuito de se usar roupas mais confortáveis em jantares. O paletó era tipicamente usado durante a privacidade da casa de um homem, enquanto o fraque era usado durante eventos sociais. O paletó é um fraque sem cauda. Por grande parte do século 20, muitos homens eram confrontados com convites para diversos eventos. Os anos 20 começaram a direcionar o uso de paletó durante um evento noturno. Livros de etiqueta serviam de guia sobre o que vestir em eventos, variando desde a white-tie e suas cauda ao black-tie. É claro que a etiqueta está constantemente mudando para se adequar aos tempos. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, um paletó era exatamente o esperado em um evento semi-formal. A definição de evento semi-formal mudou depois da guerra, e atualmente paletós escuros são aceitos. O pós-guerra trouxe também uma interpretação mais subjetiva sobre o significado de semi-formal, de acordo com o guia Black Tie.

Tipos

Atualmente, formal significa smoking, enquanto semi-formal significa paletó escuro, de acordo com a revista GQ. Uma vestimenta semi-formal é composta de um terno escuro, camisa social e gravata convencional. Além disso, em um evento importante, é apropriado usar sapato social engraxado e brilhante.

Ocasiões

Ocasiões semi-formais são populares devido a vários eventos, de casamentos a celebrações de dias festivos, de acordo com a Men's Wearhouse. Os códigos de vestimentas são úteis porque ajudam a eliminar jogos de adivinhação em eventos sociais. De acordo com A Etiqueta de Emily Post, semi-formal para um casamento é black-tie. Festa de casamento inclui noivo, padrinhos e pai da noiva. Por outro lado, o semi-formal para homens convidados é terno escuro. Para casamentos tropicais ou de verão, um paletó claro é a melhor alternativa.

Período

O semi-formal para o dia está virtualmente extinto. Contudo, esse costume ainda pode ser visto na corte da realeza britânica moderna e por outros tradicionalistas de classe alta. Ele é usado para batismos, casamentos ou outras ocasiões sociais diurnas. As vestimentas diurnas são tipicamente usadas até às 6 da tarde. O paletó stroller, também conhecido como paletó de diretor, é uma jaqueta de lã preta ou cinza escuro. As calças possuem estampas, que podem ter listras brancas ou serem xadrez.

Prevenção/solução

Se o significado de semi-formal para um evento ainda está deixando você confuso, contate diretamente o anfitrião ou a anfitriã do evento e pergunte o que acham que os homens usarão na festa. É melhor ter certeza do traje, principalmente porque esses tempos modernos possuem uma proposta mais subjetiva de semi-formal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível