Mais
×

Como vibrar uma nota ao cantar

Atualizado em 17 abril, 2017

O aprendizado da técnica do vibrato não acontece da noite para o dia para aqueles que acabam de começar a praticar. Essa técnica consiste em vibrar uma nota acima e abaixo em um tom específico para criar um efeito que simula um som oscilante. Existem numerosos exercícios para auxiliá-lo no treinamento de suas cordas vocais para vibrar corretamente a nota que está cantando. O vibrato também permitirá que você incremente sua técnica, dessa forma, sua voz soará mais profissional para seus ouvintes.

Instruções

Aprender como vibrar uma nota enquanto canta fará sua voz soar mais profissional (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Defina o tempo do metrônomo para 60 batidas por minuto, então comece a tocar a nota que você quer aprender a vibrar no teclado ou no violão. Escolha uma nota no meio de seu alcance vocal, pois você irá variar cinco ou mais notas acima e abaixo na escala durante esse exercício. Essa será a nota base que sua voz soará durante esse exercício.

  2. Cante uma nota meio tom acima da que você está tocando no violão ou no teclado, em seguida vocalize a nota sendo tocada no instrumento. Por exemplo, toque um dó no instrumento, vocalize um dó sustenido e em seguida vocalize o dó com o instrumento. Sustente as notas com sua voz conforme avança na escala. Verifique se está cantando a nota correta ao tocar rapidamente a próxima nota no instrumento, e então voltando para a nota do exercício. Repita esse passo três vezes.

  3. Avance pela escala para fortalecer sua voz para a técnica do vibrato. Toque a próxima nota no teclado ou no violão enquanto vocaliza uma nota meio tom acima do que está sendo tocado, e então abaixe o tom para a nota que está sendo tocada. Por exemplo, vá de dó a dó sustenido no instrumento, e então vocalize um ré. Aumente a velocidade do metrônomo em 10 BPM também. Repita esse passo três vezes, então continue avançando na escala por pelo menos cinco notas.

  4. Pratique esse exercício em outra direção. Repita o passo três enquanto volta meio tom de cada vez até que alcance cinco notas mais baixas do que a nota inicial. Continue aumentando a velocidade do metrônomo em 10 BPM cada vez que você desce a escala. Em duas ou três semanas de prática diária, você irá notar uma diferença significativa em sua habilidade para controlar sua voz enquanto vibra uma nota.

Dicas

  • Um dos melhores exercícios para fortalecer seus músculos vocais é bocejar enquanto concentra em levantar e abaixar seu pomo de Adão. Mantenha a boca aberta e pratique contrair e relaxar os músculos em sua garganta.

O que você precisa

  • Metrônomo
  • Teclado ou violão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article