Do que um violino é feito?

Escrito por faith alessio | Traduzido por lucas albuquerque
Do que um violino é feito?
O corpo do violino é completamente feito de madeira (Nathan Alessio)

O violino é um instrumento que tem inspirado tanto grandes obras de arte visual como composições. A escolha da madeira é uma das coisas que o torna tão bonito. Há muitas opções de tons, texturas e materiais diferentes que envolvem a construção deste instrumento.

Corpo

O corpo do violino é completamente feito de madeira. Enquanto o abeto é geralmente utilizado para a fabricação do tampo superior do instrumento, o fundo e as costelas são cortados do bordo, árvore cuja madeira ostenta uma chama artística (suas "listras").

Braço e espelho

A parte traseira do braço é geralmente cortada do bordo inflamado, combinando com o fundo do instrumento. O espelho é quase sempre de ébano.

Voluta e cravelhas

Hoje em dia, a voluta e a caixa das cravelhas são esculpidas aproveitando-se a mesma madeira de bordo utilizada no braço, apesar de que os instrumentos antigos apresentavam muitas vezes volutas enxertadas. As cravelhas são produzidas a partir do ébano, jacarandá ou buxo.

Cavalete e estandarte

O cavalete, pequena peça esculpida que sustenta as cordas, é feito da madeira do bordo. O estandarte, onde as cordas se mantêm unidas, na parte inferior do instrumento, é geralmente feito utilizando-se a mesma madeira das cravelhas, seja ébano ou outras madeiras claras.

Cordas

A qualidade das cordas e o som desejado variam bastante de acordo com o material do qual a corda é constituída. Elas podem ser simplesmente de aço ou formadas por um núcleo sintético revestido por aço. A corda mi é geralmente banhada a ouro, que produz um som mais vibrante do que outros metais. Instrumentos antigos ou de altíssima qualidade podem possuir cordas de tripas, que, na verdade, são feitas de intestino de ovelha.