Mais
×

A vitamina B6 ajuda no crescimento do cabelo?

Atualizado em 17 abril, 2017

A vitamina B6 -- ou piridoxina -- auxilia o organismo na criação de energia, transformando carboidratos em glicose. Como todas as vitaminas do complexo B, desempenha um papel importante no cuidado da saúde da pele, olhos, cabelo e fígado.

Peixe, frango, derivados do leite, cenoura e brócoles são algumas fontes de vitamina B6 (Thomas Jackson/Lifesize/Getty Images)

Função

A vitamina B6 contribui para o funcionamento e desenvolvimento do cérebro humano pela pela produção de neurotransmissores (substâncias químicas que promovem a comunicação em todo o corpo).

Fontes alimentares

A vitamina B6 está presente em alimentos como arroz integral, frango, peru, leite, queijo, cenoura, espinafre, farinha de trigo, salmão e camarão, entre outros.

Deficiência

A deficiência de vitamina B6 é rara, mas ocorre mais em crianças e idosos. Os sinais de uma deficiência grave podem ser irritabilidade, depressão e fraqueza muscular.

Benefícios

De acordo com um estudo publicado na edição do Jornal da sociedade coreana de cirurgia plástica e reconstrutiva, de setembro de 2008, a vitamina B6, quando combinada com ácido azeláico, pode ajudar a acelerar o crescimento do cabelo.

Aviso

Doses muito altas de vitamina B6 podem causar alguns efeitos colaterais negativos, incluindo distúrbios neurológicos -- tais como a perda de sensibilidade nas pernas -- dor abdominal e náuseas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article