Windows XP perdeu o driver do mouse ou está com problemas no teclado

Escrito por contributing writer | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Windows XP perdeu o driver do mouse ou está com problemas no teclado
O Windows XP melhorou na detecção de drivers, mas ainda possui algumas falhas (Image by Flickr.com, courtesy of Chris Metcalf)

Uma das coisas que melhoraram após o lançamento do Windows XP (a partir do Windows ME) foi o suporte para drivers. Os dispositivos de hardware frequentemente começam a funcionar quase imediatamente depois de terem sido conectados. O XP trabalha para rapidamente encontrar e instalar os drivers necessários. Ainda existem problemas, infelizmente, que farão com que você tenha que pesquisar para encontrar seus próprios drivers.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Os drivers, geralmente, são instalados juntamente com o sistema operacional. Quando surgem problemas de hardware, uma forma rápida de consertá-los é acessar o gerenciador de dispositivos e desinstalar o dispositivo. O XP vai reiniciar, enquanto reinstala o dispositivo e os drivers. Porém, nem todos os drivers de mouses e teclados são incluídos no Windows XP. Isso significa que, uma vez que você clicar em "remover" ou "desinstalar", os drivers serão deletados definitivamente. O XP não tem um backup pronto, e o seu mouse ou teclado vai parar de funcionar.

Funções

Os drivers são necessários para todos os itens de hardware conectados ao seu PC. O XP terá os drivers pré-instalados para muitos dispositivos, mas alguns terão de ser instalados a partir de um disco de instalação. Sem os drivers apropriados, o Windows XP não saberá como se comunicar com o dispositivo.

Tipos

Mouses e teclados mais antigos costumam ter um cabo de conexão PS/2 para ser conectado a uma porta serial. O XP pode usar este tipo; geralmente, os dispositivos de USB são os que precisam de drivers para funcionarem adequadamente.

Identificação

Uma forma de saber se o mouse ou o teclado estão corrompidos ou sem drivers suficientes é que eles simplesmente param de funcionar. Ou podem funcionar brevemente antes do sistema operacional iniciar e então fazer com que tudo congele. Se o mouse ou o teclado tiverem funções especiais que não estejam mais funcionando, os drivers podem ser a causa. Se eles possuem conexão USB, certifique-se de testar outros dispositivos de USB também.

Soluções

Localize o disco original que veio com o teclado e o mouse. Instale os drivers para o Windows XP e teste cada dispositivo quanto a funcionalidade. Se você não conseguir encontrar o disco, tente fazer uma busca no site do fabricante para encontrar os drivers que você precisa. Você também pode enviar um e-mail ou ligar para a assistência técnica deles para pedir ajuda ao localizar os drivers.

Se os drivers estiverem corrompidos, talvez apenas instalar as versões atualizadas deles não seja suficiente. Os drivers antigos devem ser removidos ao acessar o "Painel de controle" e "Adicionar/Remover programas". Se houver quaisquer erros, tente reiniciar em modo de segurança (aperte a tecla F8 antes que o Windows XP carregue) e desinstale a partir dali. Os dispositivos podem começar a funcionar usando apenas drivers genéricos.

Não se esqueça de que se um mouse e teclado forem conectados por USB, pode ser que as portas USB estejam causando o problema. Plugue outros dispositivos USB nas portas para ver se eles funcionam. Estes, e outros drivers importantes, podem ser instalados com o Service Pack 2. Execute o Windows Update ou vá ao Suporte da Microsoft para baixar os arquivos executáveis.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível