Mais
×

Como fazer xampu caseiro de melaleuca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O óleo de melaleuca, extraído da planta Melaleuca alternifolia, nativa da Ásia e Austrália, tem sido usado como desinfetante medicinal e antibactericida por séculos. Possui compostos conhecidos como terpenoides, que matam as bactérias e os fungos. As propriedades antifúngicas e antibactericidas da planta compõem um tratamento ideal para pessoas que sofrem de caspa, sarna, descamação do couro cabeludo e psoríase. Essa receita rende aproximadamente 120 ml ou o equivalente a 24 aplicações deste xampu de ervas caseiro.

A melaleuca tem propriedades antifúngicas, no combate a caspas (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Materiais

Xampu neutro para bebês, sabonete líquido de castilha, ou base para xampu líquido disponível em lojas de perfumaria ou artesanato podem ser usados para a composição. Ervas desidratadas e óleo da essência da melaleuca são outros ingredientes que completam a receita.

Use as ervas que melhor combinem com o seu tipo de cabelo. Experimente manjericão desidratado ou confrei para condicionar e desembaraçar, bardana desidrata ou tomilho para desinfecção e cura da caspa, calêndula desidratada ou erva do gato para alívio da irritação vinda da caspa, camomila desidratada para dar brilho e luz ao cabelo loiro e sálvia para dar volume e brilho ao cabelo escuro.

Preparação

Faça um chá forte de ervas despejando 230 ml de água fervente em duas colheres de sopa da erva desidratada escolhida em uma vasilha. Você pode usar mais do que uma planta, se preferir, mas não exceda duas colheres no total. Deixe em infusão de 15 a 20 minutos, então passe o líquido pelo coador fino. Tire 60 ml do chá e coloque em uma tigela de tamanho médio.

Adicione 50 ml da base de xampu escolhida e mexa com um bastão para ficar homogêneo. Acrescente aproximadamente 25 gotas da essência de óleo de melaleuca e mexa novamente. Coloque um funil em uma garrafa de plástico para evitar que derrame e coloque o xampu caseiro no recipiente. Armazene a mistura e utilize em até duas semanas e, caso queira uma duração de até 30 dias, coloque o xampu na geladeira. A quantidade utilizada é de uma colher de sopa por aplicação.

Precauções

O óleo de melaleuca é seguro paro tópico, mas não deve ser ingerido. Mantenha o xampu fora do alcance de crianças e animais. Quando ingerido, sérios efeitos colaterais podem ser sentidos, incluindo vômitos, diarreia, mal-estar estomacal, erupção de pele e até mesmo alucinações ou coma.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article