Os 15 hits da década de 1990

Relembre os hits mais marcantes da década de 1990

Brenda Chase/Hulton Archive/Getty Images

A década de 1990 foi marcada por muitos sucessos e inovações musicais. Tanto no Brasil como no exterior, grandes hits lançaram bandas que fazem sucesso até hoje ou ajudaram cantores a entrar para a história. Esses sucessos marcaram a adolescência de muita gente que nasceu no fim dos anos 1980. Relembre as músicas que marcaram o fim do século 20.

Overview

Nirvana: "Smells Like Teen Spirit"

Nirvana já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo

Frank Micelotta/Hulton Archive/Getty Images

Nirvana foi uma das bandas de maior sucesso da década de 1990 e uma das principais da cena grunge. Formada no fim dos anos 1980, alcançou sucesso com a música "Smells Like Teen Spirit", primeiro single do álbum "Nevermind". Formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain, pelo baixista Krist Novoselic e pelo baterista Dave Grohl, o grupo existiu até 1994, quando Cobain cometeu suicídio. Críticos consideram a canção como uma das maiores músicas de rock de todos os tempos.

Aqua: "Barbie Girl"

Único grande sucesso da banda, "Barbie Girl" teve versões até em português

Divulgação

"Barbie Girl" foi lançada pela banda Aqua no fim do ano de 1997 e alcançou o primeiro lugar nas paradas em mais de 15 países. A música critica a futilidade representada pela boneca da Mattel resultando em um processo movido pela fabricante (depois arquivado). "Barbie Girl" ficou no top 10 da MTV Brasil por vários meses. Apesar de ter outros singles exitosos, esse foi o maior sucesso da banda dinamarquesa.

No Doubt: "Don't Speak"

"Don't Speak" ganhou o prêmio de Melhor Vídeo do ano no MTV Video Music Awards, em 1997

Christopher Polk/Getty Images Entertainment/Getty Images

"Don't Speak" é a música de maior sucesso da banda No Doubt. Lançada em 1996, faz parte do terceiro álbum do grupo, intitulado "Tragic Kingdom", e ganhou duas indicações ao Grammy, como Canção do Ano e Melhor Performance de Grupo Pop. A banda já vendeu mais de 28 milhões de cópias em todo o mundo e teve seu auge na década de 1990.

Os Paralamas do Sucesso: "Lourinha Bombril"

Os Paralamas do Sucesso foram uma das principais bandas brasileiras dos anos 1990

Divulgação

Lançada em 1996, a música "Lourinha Bombril", dos Paralamas do Sucesso, foi um dos maiores sucessos do CD "Nove Luas". O disco vendeu mais de 600 mil cópias, sendo 250 mil apenas no primeiro mês de vendas. Apesar de muitos outros hits, e canção é uma das mais conhecidas da banda não só no Brasil, mas no exterior também.

Goo Goo Dolls: "Iris"

A canção "Iris" fez parte da trilha sonora do filme "A Cidade dos Anjos"

Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Escrita para fazer parte da trilha sonora do filme "A Cidade dos Anjos", lançado em 1998, a música "Iris" ajudou a deixar a banda Goo Goo Dolls conhecida mundialmente. A canção ficou várias vezes em primeiro lugar na parada da Billboard e foi incluída na lista "As 100 Melhores Canções dos últimos 25 anos", realizada pelo canal americano VH1. Goo Goo Dolls teve alguns outros sucessos, mas nenhum parecido com "Iris".

Spice Girls: "Wannabe"

As Spice Girls estão separadas desde 2001

Brenda Chase/Hulton Archive/Getty Images

"Wannabe" foi o primeiro single das Spice Girls. Lançado em 1996, tornou a banda um dos maiores fenômenos no mundo todo, vendendo 7 milhões de cópias mundialmente - sendo o segundo CD mais vendido no ano no Reino Unido e o 12º CD mais vendido em toda a década de 1990. A canção é considerada a principal música da banda britânica.

Mamonas Assassinas: "Pelados em Santos"

Os Mamonas Assassinas venderam mais de 3 milhões de discos

Divulgação

Lançada em 1995, "Pelados em Santos" foi a principal música dos inesquecíveis Mamonas Assassinas. Cheia de humor, ganhou o Troféu Imprensa como Melhor Música do Ano de 1995 e foi a terceira música mais tocada no Brasil naquele ano. Os Mamonas gravaram, inclusive, uma versão em espanhol, intitulada "Desnudos en Cancún", lançada na coletânea "Atenção, Creuzebek: A Baixaria Continua", de 1998.

Los Hermanos: "Anna Julia"

Mariana Ximenes foi a estrela do clipe "Anna Julia"

Reprodução entretenimento.uol.com.br

Música de lançamento da banda Los Hermanos, "Anna Julia" foi um grande estouro, que trouxe sucesso e reconhecimento para a banda. Lançada em 1999, tocou incansavelmente nas rádios e nos programas musicais. Ela foi regravada em várias línguas, inclusive pelo ex-beatle George Harrison. Anna Julia foi escrita pelo guitarrista Marcelo Camelo, em homenagem à garota de quem o produtor da banda gostava na época.

Natalie Imbruglia: "Torn"

Natalie Imbruglia fez muito sucesso na década de 1990

Brenda Chase/Hulton Archive/Getty Images

Modelo e cantora australiana, Natalie Imbruglia ficou conhecida pelo hit "Torn", lançado em 1997. A música ficou em segundo lugar na parada britânica no ano e, até mesmo no Brasil, conquistou diversas vezes o primeiro lugar no extinto programa Disk MTV. Apesar de ser o único grande sucesso de Natalie Imbruglia, ela segue a carreira de cantora e faz muito sucesso no Reino Unido.

Oasis: "Wonderwall"

Liam Gallagher recebendo premiação pela música "Wonderwall"

Dan Callister/Hulton Archive/Getty Images

"Wonderwall" é um dos singles mais vendidos de todos os tempos. Gravado em 1995 pelos britânicos do Oasis, alcança números impressionantes até hoje. Em seu lançamento, ficou em segundo lugar nas paradas da Inglaterra e conseguiu ficar no Top 10 da Billboard dos Estados Unidos. Treze anos depois do lançamento, em 2008 alcançou mais de 1 milhão de cópias vendidas. Noel Gallagher uma vez declarou que escreveu a letra para um amigo imaginário.

Skank: "Garota Nacional"

"Garota Nacional" é vista como uma das músicas que representam o Brasil

Divulgação

Com mais de 6 milhões de discos vendidos, Skank é uma das principais bandas de pop rock do Brasil e teve seu auge nos anos 1990, principalmente com a música "Garota Nacional". O single foi um grande sucesso no Brasil, com mais de 2 milhões de CDs vendidos, e liderou até as paradas espanholas, por três meses. Lançada em 1996, a canção é relembrada até hoje como uma das músicas mais populares do Brasil.

U2: "One"

"One" foi lançada na década de 1990 e é considerada uma das maiores músicas de todos os tempos

Frank Micelotta/Hulton Archive/Getty Images

Lançada em fevereiro de 1992, "One" foi o terceiro single do álbum "Achtung Baby". Segundo Bono, vocalista da banda e autor da música, a letra descreve a luta diária para manter relações com outras pessoas. "One" é considerada uma das maiores músicas de todos os tempos e é frequentemente utilizada na promoção de direitos humanos e igualdade social. Na lista das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos da revista Rolling Stone, a música aparece no 36º lugar.

Britney Spears: "Baby One More Time"

Britney Spears foi uma das cantoras mais bem-sucedidas dos anos 1990

Getty Images/Hulton Archive/Getty Images

Lançada em 1998, "Baby One More Time" foi o primeiro single da carreira de Britney Spears. A música, que fala de uma garota triste por terminar com o namorado, foi um sucesso instantâneo no mundo inteiro, sendo primeiro lugar em mais de 45 países. A Billboard elegeu o vídeo da música como o melhor videoclipe da década de 1990.

Cássia Eller: "Malandragem"

Cássia Eller foi eleita uma das maiores vozes da música brasileira

Reprodução noticias.r7.com

Lançado em 1994, "Malandragem" é a música de maior sucesso da cantora Cássia Eller, sendo o primeiro disco dela a ultrapassar as 100 mil cópias vendidas. Apesar da maioria das músicas do CD "Cássia Eller" ser regravações, foram incluídas algumas canções originais, como "Malandragem" e "ECT". As duas foram sucesso absoluto e até hoje o álbum é um dos mais conhecidos da cantora.

Whitney Houston: "I Will Always Love You"

"I Will Always Love You" é considerada a música de maior sucesso dos anos 1990

Scott Gries/Hulton Archive/Getty Images

Gravada em 1992 para o filme "O Guarda-Costas", a canção foi sucesso no mundo inteiro e ficou no topo das paradas em vários países. "I Will Always Love You" é considerada a canção feminina mais bem-sucedida da história e ficou na 68º posição da lista das "Melhores Músicas de Todos os Tempos" da Bilboard.

×