×
Loading ...

9 maneiras de melhorar a eficiência do seu combustível

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Com a gasolina a preços elevados e crescentes, a eficiência do combustível está na mente de todos. Melhorar sua economia de combustível não é bom só para o seu saldo no banco. Ao reduzir a quantidade de combustível que você usa, você estará reduzindo as emissões de carbono nocivas geradas pelo seu carro. Felizmente, há várias pequenas mudanças de hábitos na direção que você pode fazer para reduzir o consumo de combustível, economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Vá mais devagar

Dirigir em alta velocidade reduz a eficiência de combustível do seu carro. A velocidade mais eficiente varia de carro para carro. O manual do seu veículo deve lhe informar a velocidade adequada para o seu veículo. Quanto mais você ultrapassar a velocidade ideal, menos eficiente será o seu motor. A desaceleração de 70 km/h para 50 km/h pode melhorar a eficiência de combustível em 25%.

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

Viajar com menos peso

Mover o peso do seu carro consome energia, o que significa que ele usa combustível. Não importa se é o peso do próprio carro, o peso dos passageiros ou da bagagem - quanto mais leve for seu carro, menos combustível será usado para ele se mover. Realizar uma boa limpeza em seu carro não é somente uma boa maneira de permanecer organizado, mas você também pode economizar dinheiro.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Mantenha um ritmo constante

Quanto mais você acelerar e desacelerar ao dirigir, mais combustível você irá queimar. Dirigir a uma velocidade constante é a maneira mais eficiente de conduzir; por isso que ao guiar na cidade, quando você começa e pára o carro, geralmente consome mais combustível do que dirigir no interior. Nem sempre é possível garantir uma viagem tranquila, mas qualquer coisa que você puder fazer para reduzir o número de vezes que você acelera e desacelera vai economizar combustível.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Mude de marcha com sabedoria

Usar a marcha corretamente é uma das coisas mais eficientes que você pode fazer enquanto estiver dirigindo. A fim de maximizar a eficiência de combustível, você pode mudar as marchas mais cedo, por volta de 2.500 rpm. Reduzir também é importante - se você sentir seu carro vibrando, as chances são boas de que ele esteja queimando mais combustível do que precisa.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Não use o ponto morto

Você pode ter ouvido que ligar o motor com frequência é um desperdício, tornando o ponto morto uma opção de economia de combustível. Se essa afirmação algum dia foi verdadeira, isso já não acontece com carros modernos. Se você ficar estacionado por mais de um minuto ou dois, desligue o motor ao invés de colocá-lo em ponto morto. Se o motor está funcionando, mas você não está se movendo, você está desperdiçando combustível.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Faça manutenção regular

Manter o motor em boa forma é uma excelente maneira de economizar combustível, bem como estender o tempo de vida do seu carro. Sempre siga o plano de manutenção recomendado para seu carro e não tenha medo de levá-lo a um exame de rotina, se não você tiver certeza de quanto tempo ele não passa por manutenção. Ao melhorar a eficiência do combustível e reduzir o risco de avarias, você vai economizar dinheiro de duas maneiras.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Verifique os pneus

Os pneus naturalmente perdem um pouco de sua pressão ao longo do tempo. Quando diminui a pressão no pneu, aumenta a resistência ao rolamento, significando que seu carro tem que queimar mais combustível para obter a mesma quantidade de impulso para a frente. Ao certificar-se de que os pneus estejam cheios de ar e não excessivamente desgastados, você garante que seu carro esteja operando em eficiência máxima.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Planeje com antecedência

Planejar a sua rota é uma parte importante da economia de combustível. Escolher a rota mais eficiente não é apenas uma questão de escolher o caminho mais curto em termos de distância. Se uma viagem prevista é a menor em termos de distância, mas inclui áreas de alto tráfego, você vai provavelmente exigir mais do seu motor e iniciar e parar mais vezes, tornando a viagem menos eficiente.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Encontre alternativas

Esta não é uma dica sobre como dirigir, mas mudar sua atitude ao dirigir pode trazer importantes benefícios. Se você puder, tente caminhar ou usar a bicicleta em viagens curtas. Você não vai só economizar combustível, mas melhorar sua saúde através do exercício. Se você viaja para ir ao trabalho, compartilhe seu carro com mais pessoas; quanto mais pessoas um único carro transportar, menor será o custo de cada indivíduo.