Como a roda e o eixo funcionam?

Roda

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A roda e o eixo são uma simples máquina que facilita o trabalho. Um eixo, ou haste, está conectado pelo centro de uma roda. Quando a força é aplicada, a carga ou o peso do objeto a ser movido é deslocado, evitando a sobrecarga sobre a roda, equilibrando e mantendo-o principalmente no eixo. O objeto pode ser girado ou rodado com dificuldade mínima.

A roda e o eixo servem para várias funções do cotidiano, desde os carros que dirigimos, às maçanetas em nossas casas e escritórios. Isso é comum em muitos dispositivos complexos como os relógios, que têm várias rodas e variações de eixos, e também como os componentes do interior dos automóveis, que podem ter mais de 15 diferentes combinações de rodas e eixos.

Definição

Função

A principal função de uma roda e eixo é movimentar objetos com mais facilidade e menos estresse para o operador, através da aplicação e distribuição uniforme da força em vários locais. Um carro tem vários exemplos diferentes de eixo e roda, principalmente no modo como as rodas funcionam na estrada. Um eixo liga duas rodas e, quando a força é aplicada pelo motor, o eixo gira para mover os dois pneus, para frente ou para trás.

Como funciona

Existem duas formas diferentes de como a roda e o eixo podem funcionar. A força pode ser aplicada tanto ao eixo quanto à roda, para realizar a rotação. Quando nenhuma força é aplicada à roda, a fim de girar o eixo, a relação de transmissão favorece a força. Por exemplo, a relação obtida pelo girar de uma maçaneta é dependente da quantidade de força aplicada à mesma para girá-la junto com o eixo interno, a fim de abrir uma porta. No entanto, quando uma força é aplicada ao eixo a fim de girar a roda, a relação favorece a velocidade. Um bom exemplo disso é o relógio: uma haste interna é girada, o que gira as rodas, movendo os ponteiros de segundos e minutos.

eHow Brasil
×