O que pode acontecer quando um rolamento de cubo traseiro vai mal

Rolamentos de cubo ficam atrás dos freios de um carro

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Automóveis oferecem liberdade na estrada, usando muitos sistemas intrinsecamente ligados para a propulsão do veículo. Trabalhando ao lado dos conjuntos de rodas do carro estão os conjuntos de rolamentos de cubo de roda. A rotação da roda é impossível se eles não estiverem corretamente alinhados e lubrificados, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro. Existem alguns sintomas que surgem quando um rolamento de cubo traseiro vai mal.

Função do rolamento do cubo traseiro

Os pneus traseiros utilizam rolamentos de cubo para suportar o peso da extremidade traseira do veículo. Um carro de passeio típico coloca 380 quilos de pressão em cada rolamento. Veículos maiores exigem ainda mais pressão entre os centros, cerca de 680 quilos por cubo em um utilitário esportivo padrão de 3.000 quilos. Os rolamentos do cubo fazem parte do sistema de suspensão do veículo, proporcionando uma rotação suave para as rodas anexas.

Sintomas de problemas nos rolamentos traseiros

Descobrir se um rolamento de cubo traseiro está ruim geralmente envolve um barulho. Os rolamentos usam esferas suaves de rotação uma contra a outra dentro de uma caixa circular apertada. Quando estão ruins eles perdem essa rotação suave e criam um ruído próximo a um rosnado. O barulho não vai mudar de tom com a aceleração ou a desaceleração. No entanto, ele pode diminuir durante as curvas. Os rolamentos devem ser inspecionados imediatamente para a segurança geral do condutor e dos outros na estrada.

Perigos dos rolamentos de cubo danificados

É possível que um veículo perca uma roda por conta de um rolamento de cubo traseiro danificado. Ignorar um ruído do rolamento constante pode levar à completa deterioração da montagem do rolamento. As esferas rotativas ficam presas dentro de sua montagem apertada, devido ao acúmulo de sujeira ou falta de lubrificação. O cubo traseiro para de rodar completamente, o que resulta em estragos a todo o conjunto de roda e pneu. Em altas velocidades, a roda presa pode realmente ser forçada a sair do veículo, causando uma situação potencialmente perigosa.

Reparos cubo traseiro

Veículos mais novos têm rolamentos do cubo selados. Seus conjuntos fechados não podem ser consertados ou reparados. O conjunto inteiro deve ser substituído caso ocorra alguma avaria nos rolamentos. Muitos veículos mais novos têm sensores de freio anti-bloqueio colocados no conjunto do cubo, então, substituir os rolamentos inclui a substituição também deste sensor. Já os carros mais antigos têm rolamentos de roda que podem ser reparados. Normalmente eles são desmontados e a graxa lubrificante velha é removida. O mecânico coloca uma nova graxa nos espaços dos rolamentos para obter uma direção suave.

Descobrindo rolamentos ruins

Além do barulho, alguns rolamentos do cubo traseiro ruins podem ser descobertos quando o veículo entra em uma oficina para fazer um alinhamento ou uma revisão de freio. Um técnico pode dizer se um rolamento está ruim, segurando a roda do carro e balançando-a para cima e para baixo. Qualquer folga ou atrito dos rolamentos atrás da roda significa que o cubo precisa de ser substituído.

eHow Brasil
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