Como fazer um acabamento em madeira com cera de abelha

Existem muitos produtos para acabamento em madeira disponíveis no mercado; entretanto, a cera de abelha é o ingrediente-base natural perfeito. Aplicar um acabamento com cera de abelha em uma madeira virgem a protegerá contra arranhões, desgastes e danos causados pela água, além de garantir brilho natural. Esse tipo de acabamento é barato e fácil de se fazer em casa, e pode ser usado em qualquer tipo de madeira.

Passo 1

Ferva 500 ml de óleo de linhaça em uma panela e deixe esfriar. Não deixe que o óleo queime, ou isso fará com que o acabamento adquira uma cor escura. Quando começar a ferver, retire do fogo imediatamente.

Passo 2

Derreta lentamente 0,5 kg de cera de abelha em banho-maria e retire do fogo. Nunca esquente cera de abelha usando uma panela comum, pois ela pode facilmente pegar fogo quando exposta diretamente à fonte de calor.

Passo 3

Adicione o óleo de linhaça à cera derretida e mexa, colocando 500 ml de terebintina. A terebintina sem cheiro é a melhor opção, se puder encontrar.

Passo 4

Aplique, aos poucos, uma camada leve do produto usando um pano de algodão macio. Após secar, reaplique se necessário. Após terminar, esfregue a superfície com um pano de lã. É melhor aplicar quando o produto ainda está quente, portanto aqueça novamente a mistura antes do uso.

Mais recentes

×