×
Loading ...

Como acabar com o mofo em madeira e compensados

Embora o mofo seja um problema comum em muitas casas, ele pode ser perigoso. Logo, o ideal é removê-lo por completo o mais rápido possível. O processo pode ser longo e exige paciência, já que é preciso garantir a segurança e a remoção total do fungo. Em casos mais graves, pode ser necessário até mesmo retirar as placas de compensado afetadas de sua casa, mas, normalmente, é possível limpar a madeira usando os utensílios adequados.

Instruções

O compensado é uma substância porosa, mas é possível limpá-lo (construction ,measuring image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Usando folhas de plástico, feche todas as aberturas no local onde está o compensado com mofo. Isso vedará a área e impedirá que o fungo se espalhe. Caso o compensado não faça parte de uma estrutura e possa ser movido, leve-o para o lado de fora para fazer o trabalho ao ar livre.

    Loading...
  2. Limpe a camada mais superficial do mofo com pano. Se a área afetada for muito grande, substitua os panos regularmente. Nunca enxágue e reutilize o mesmo pano, pois isso espalhará esporos do fungo.

  3. Aplique um microbicida ou antimicrobiano em toda a superfície do compensado. Esse tipo de produto penetra por todas as camadas da medeira e mata efetivamente o mofo. Quando terminar, espere a placa secar completamente.

  4. Deixe a madeira de lado por vários dias e observe-a para ver se o mofo retorna. Se isso acontecer, repita o processo. Caso contrário, prossiga para o próximo passo.

  5. Vede o compensado com goma-laca. Se possível, escolha um produto que contenha um fungicida. Você também pode comprar um anti-fungicida e adicioná-lo ao seu selante ou primer.

Loading...

O que você precisa

  • Folhas de plástico
  • Panos
  • Microbicida ou antimicrobiano
  • Goma-laca
  • Fungicida

Referências

Loading ...
Loading ...