Como limpar o mofo amarelo

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Locais sempre molhados, com alta umidade e áreas escuras e úmidas rapidamente podem levar ao acúmulo do mofo amarelo. Esse tipo de mofo pode ter efeitos negativos sobre a qualidade do ar e pode causar danos estruturais à madeira. Para evitar esses problemas, identifique a infestação do mofo rapidamente e limpe-a imediatamente.

Passo 1

Identifique o mofo amarelo. Geralmente, os acúmulos amarelados nas paredes, pisos ou estruturas podem ser confundidos com o mofo amarelo. Cogumelos visíveis podem ser um sinal grave e revelador do crescimento do mofo amarelo. No entanto, outras descolorações, como danos causados por água, pólen, poeira de casa, urina de animais e depósitos de minerais podem muitas vezes ser confundidos com mofo. É possível testar limpando a superfície onde o suposto mofo se encontra com um pouco de alvejante, mas a única maneira de saber com certeza se uma substância é mofo ou não é enviando-a para um laboratório.

Passo 2

Misture água morna e um pouco de detergente neutro em um frasco de spray. Também é possível fazer uma solução usando três partes de água e uma parte de alvejante.

Passo 3

Pulverize a área com uma solução de limpeza e deixe-a secar por 10 a 15 minutos.

Passo 4

Esfregue a área com uma esponja para remover o mofo.

Passo 5

Limpe a área com um pano molhado e seque-a bem. Jogue fora os panos e materiais de limpeza mofados.

Passo 6

Ventile a área e mantenha a umidade relativa do ar abaixo de 55% para evitar uma futura acumulação de mofo amarelo.

Mais recentes

×