×
Loading ...

Como acender uma lâmpada com uma bicicleta ergométrica

Mesmo que não alivie muito a conta de luz, acender uma lâmpada com uma bicicleta ergométrica é um bom exercício e uma maneira de saber quanta energia o corpo pode gerar. Quanto mais forte a pedalada, mais brilhante a luz. Lâmpadas acendem quando seu filamento converte um campo elétrico em uma corrente elétrica. Esse é o princípio da resistência elétrica e é o mesmo mecanismo que uma bicicleta ergométrica usa para dar a ilusão de que as pernas estão movendo o aparelho e o resto do corpo. Uma simples adaptação pode transformar qualquer bicicleta ergométrica em um gerador caseiro.

Instruções

Lâmpadas usam a resistência para converter um campo elétrico em calor e luz (light bulb image by circotasu from Fotolia.com)
  1. Corte com a serra uma tábua de 38 mm por 89 mm em três pedaços: um de 60 cm e dois de 30 cm.

    Loading...
  2. Coloque os dois pedaços de 30 cm entre o chão e o garfo frontal da bicicleta em um ângulo de 45º. Esses pedaços devem ser estendidos além da frente da bicicleta, formando um triângulo entre o chão e o aparelho.

  3. Segure um dos pedaços contra o quadro da bicicleta e faça um furo através da madeira e dentro do quadro de metal.

  4. Instale um dos parafusos de metal no buraco e gire no sentido horário com uma chave de fenda até que esteja preso ao quadro. Repita esse processo para a outra tábua de 30 cm.

  5. Coloque o pedaço de madeira de 60 cm no chão e deslize contra o triângulo que acabou de ser construído. Marque em uma das madeiras menores o local onde a tábua maior faz contato e corte-a paralelo ao chão no ponto marcado.

  6. Coloque o pedaço de 60 cm embaixo da peça menor e ajuste para que o suporte do triângulo que não foi cortado repouse na extremidade da tábua maior.

  7. Faça dois furos no suporte que não foi cortado no pedaço maior de madeira. Coloque dois parafusos para madeira e prenda-os com a chave de fenda. Repita esse passo para o suporte menor.

  8. Retire o sistema de tensão original da bicicleta. Então, coloque a correia automotiva ao redor da coroa da bicicleta (neste ponto, a correia ficará larga).

  9. Encaixe a correia na polia do alternador. Então, prenda o alternador à tábua de 60 cm usando os parafusos sextavados (a polia do alternador deve estar no mesmo nível da coroa da bicicleta e a correia deve estar bem esticada).

  10. Corte cerca de 1 cm da capa de cada um dos fios do cabo da lâmpada com o alicate. Prenda uma das pontas do fio e enrole-a no contato exposto do alternador. Isole essa conexão com cerca de 5 cm de fita isolante. Repita esse passo com o outro contato do alternador e outro pedaço de fio.

  11. Desencape cerca de 1 cm da outra ponta do fio com o alicate. Prenda esses fios a um soquete com a fita isolante. Coloque uma lâmpada no soquete.

  12. Pedale a bicicleta para acender a lâmpada.

Loading...

Dicas

  • A correia deve estar bem presa à polia do alternador e à coroa da bicicleta. Pedalar mais rápido vai gerar mais eletricidade e fazer a lâmpada brilhar mais.

Aviso

  • Mesmo sendo relativamente baixa, a corrente gerada por esse aparelho é suficiente para dar choques e deve ser considerada perigosa. Verifique bem todas as conexões elétricas para certificar-se de que não haja fios expostos e de que nenhum dos fios desencapados encoste no quadro da bicicleta.

O que você precisa

  • Viga de madeira de 38 mm por 89 mm
  • Serra de madeira
  • Bicicleta ergométrica
  • Furadeira com broca de 3 mm
  • Parafusos de metal
  • Parafusos para madeira
  • Correia automotiva
  • Alternador de corrente contínua
  • Parafuso sextavado
  • Alicate descascador
  • Fio para lâmpadas

Referências

Loading ...
Loading ...