Como acertar ondulações em painéis de gesso acartonado

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

O gesso acartonado, também conhecido como placa de reboco ou drywall, é composto por painéis de gesso prensado entre duas folhas de papel grosso. Ele é usado para fazer paredes e tetos de uma forma mais rápida do que as técnicas tradicionais de acabamento. É preciso ter experiência e habilidade para vedar as fendas que ficam entre os painéis de gesso e dar a elas o devido acabamento, fazendo uma parede sem ondulações. Certos amadores que resolvem fazer esse trabalho por conta própria podem encontrar algumas ondulações depois que a parede for erguida. A boa notícia é que essas imperfeições podem ser corrigidas ou amenizadas, aplicando-se as técnicas apropriadas.

Passo 1

Coloque a ponta da desempenadeira sobre a ondulação e use o lápis para marcar o local onde a base da ferramenta e a superfície da parede não se encontram.

Passo 2

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Passe um pouco de massa corrida nos dois lados da ondulação, tomando as marcas feitas a lápis como referência. Use a massa para igualar ambos os lados com a parte mais alta da ondulação.

Passo 3

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use a desempenadeira para nivelar o local, tire o excesso de material e alise as extremidades da parte corrigida, puxando a massa para fora.

Passo 4

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use um secador de cabelo para secar a massa corrida.

Passo 5

Use uma espátula para raspar a superfície original, deixando-a livre de quaisquer sulcos ou pequenas ondulações.

Passo 6

Lixe a área corrigida bem de leve com uma lixa d'água de granulação média.

Passo 7

Use um rolo de pintura para aplicar o primer e a tinta de acabamento na parede, de forma que ela fique igual às outras.

Mais recentes

×