O que acontece quando uma geladeira é deitada?
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images
O senso comum costuma dizer que deitar uma geladeira ou um congelador pode resultar em sérias consequências para o aparelho. Apesar de não ser recomendável deixá-los deitados por muito tempo, eles podem ser colocados nessa posição temporariamente para serem colocados em uma pequena van ou para passá-los por portas muito baixas.
Recomendações do fabricante
A maioria dos fabricantes adverte contra deitar os aparelhos devido à possibilidade de danos a componentes importantes. Entretanto, manter uma geladeira sempre na vertical pode não ser sempre possível devido a restrições de altura. Sempre deite seus aparelhos em seus lados, e não em sua parte traseira. A parte de trás deles geralmente contém componentes essenciais, como bobinas de evaporação, que podem ser danificados ou destruídos pelo peso do equipamento.
Riscos potenciais
O maior perigo de deitar um congelador ou uma geladeira é a possibilidade de que danos sejam causados às linhas de sucção. Essas linhas geralmente correm por um dos lados da parte traseira do aparelho e costumam ser feitas de tubos plásticos conectados ao compressor. Elas contêm o óleo refrigerador que mantém suas comidas em baixas temperaturas. Um freezer deve ser deitado no lado que não contém essas linhas, mantendo-as o mais longe o possível do chão para reduzir os riscos de vazamentos das linhas de sucção para as bobinas de evaporação.
Tempo
Quanto menor o tempo em que o aparelho permanecer deitado, menores as chances de vazamentos. Se você estiver de mudança, deixe a geladeira por último ao retirar seus móveis e eletrodomésticos, para reduzir o período no qual ele ficará na horizontal. Colocá-lo na vertical geralmente restaura o fluxo de óleo nas linhas de sucção e no compressor em cerca de uma hora.
Preparação
Remova todas as comidas e prateleiras da geladeira antes de deitá-la. Comidas congeladas podem ser extremamente duras e acabar amassando o interior do compartimento se não forem removidas antes do transporte. Permitir que o aparelho congele completamente evita que pedaços de gelo caiam e diminui o risco de vazamentos de água. Deixe-o descongelar por alguns dias antes de tentar movê-lo. As portas do aparelho devem ser presas com fita isolante para evitar acidentes durante o transporte. Enrolá-lo em plástico bolha ou cobertores velhos pode ajudar a proteger seu exterior de arranhões e amassados.
Mais Artigos
Causas comuns para um forno elétrico não estar funcionando→
Meu microondas Panasonic funciona por cinco a dez segundos e então desliga automaticamente→
Minha geladeira não mantém o sorvete congelado→
Como limpar um condensador de freezer→
Como limpar um freezer horizontal→
Como limpar o filtro HEPA do aspirador Rainbow série E→
Referências
Sobre o Autor
Jason Prader began writing professionally in 2009, and is a freelance writer with a sound academic background and experience in writing articles for online magazine Shavemagazine.com. He is highly adept at constructing academic essays and producing articles on an array of subject matter. He holds a master's degree in 20th century literature from the University of Sussex.
Créditos Fotográficos
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images