×
Loading ...

Causas comuns para um forno elétrico não estar funcionando

Existem muitas razões pelas quais um forno elétrico talvez não funcione apropriadamente. Muitas delas são facilmente identificáveis, porém algumas podem necessitar de auxílio profissional para solucionar. Comece eliminando as possibilidades mais baratas e fáceis de identificar, e então avance para os casos mais complexos. Isto poupará dinheiro ao evitar depender de serviços caros para esse diagnóstico.

Um problema possível é uma conexão elétrica queimada ou com defeito (electric meter can image by jimcox40 from Fotolia.com)

Termostato

A primeira coisa a se checar quando o forno parar de funcionar deve ser o termostato. A possibilidade mais simples é de ele estar muito baixo. Ou então, pode não estar funcionando direito e transmitir ao forno uma temperatura incorreta. Um termostato sujo pode também acarretar em informações imprecisas, impedindo o ventilador de ser ativado.

Loading...

Fornecimento de energia

Outro motivo possível, para o forno não funcionar, é um disjuntor queimado. O disjuntor principal do seu forno fica na caixa de fusíveis da casa. Por utilizarem muita energia, geralmente os fornos possuem um exclusivo para eles. Se o disjuntor principal estiver em boas condições, cheque no próprio forno. Alguns fornos possuem um sistema de fusíveis separado localizados neles próprios. Um desses fusíveis pode ser o culpado.

Soprador

Outra razão possível, para o não funcionamento, é o motor do ventilador não estar funcionando apropriadamente. Muitas vezes esses ventiladores tem uma alimentação de energia separada do forno, assim, mesmo o forno tendo energia não implica que o ventilador esteja recebendo energia ou mesmo que seus fusíveis estejam inteiros. Para verificar o funcionamento dele, ajuste o termostato para o forno ligar, e certifique-se que ele está ativo. Se o motor dele estiver funcionando, ele pode estar entupido. Nesse caso, tanto o forno quanto o soprador podem funcionar, porém não haverá circulação de ar quente.

Elementos de aquecimento

Também é possível que as bobinas de aquecimento dentro do forno não estejam aquecendo. Quando isso ocorre, tanto o forno quanto o ventilador funcionarão, porém será soprado ar frio e não quente. Para checar essa possibilidade, posicione suas mãos na frente da abertura do forno, caso sinta um ar frio, as bobinas de aquecimento provavelmente estão inoperantes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...