×
Loading ...

O que acontece quando você leva um tiro usando um colete à prova de balas?

Os coletes à prova de balas são uma maravilha da tecnologia moderna. Eles sempre protegem perfeitamente na televisão e nos filmes, mas na realidade o nível de proteção varia de acordo com o tipo de colete usado -- nem todos eles são iguais. E, apesar de oferecem proteção contra armas de fogo, eles não oferecem o mesmo nível de segurança contra facas e outras armas cortantes.

A polícia frequentemente usa coletes à prova de balas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Composição dos coletes

O colete à prova de balas é composto por várias camadas de material sintético leve. Esse material normalmente é Kevlar -- um plástico sintético criado em 1960 pela DuPont, apesar de haver vários outros concorrentes no mercado hoje em dia. A principal característica desses plásticos é que eles têm uma enorme força de tensão, suas fibras são altamente resistentes a serem esticadas ou separadas. Adicionalmente, alguns coletes têm espaços na parte da frente e de trás para utilização de "placas anti-impacto", que são feitas de cerâmica e projetadas para oferecerem proteção ainda maior contra projéteis.

Loading...

Impacto

Quando a bala é atirada, sua efetividade depende da quantidade de energia cinética, de movimento, que ela é capaz de transferir para seu alvo. Lembre-se de que o material sintético do colete é muito resistente a esticar ou rasgar. Para que a penetração ocorra, a bala tem que forçar a fibra dos materiais e, ao fazer isso, muito da energia cinética do projétil é dispersada para o material imediatamente ao redor do ponto de impacto. A energia cinética é absorvida pelas outras camadas de material sintético atrás da camada externa, no entanto ainda há energia suficiente para causar uma lesão sem penetração -- também conhecida como "trauma de impacto" -- e até mesmo para derrubar a pessoa no chão.

Níveis de proteção

Os coletes são classificados de acordo com o nível de proteção que oferecem ao portador. Há seis níveis crescentes de proteção: I, IIA, II, IIIA, III e IV. Os coletes de nível I têm o menor nível de proteção e raramente são usados. Apenas os coletes de nível III e IV protegem contra rifles e apenas o IV protege de rifles perfurantes.

Limitações

Os coletes à prova de balas oferecem um nível de proteção. Por exemplo, um colete de nível II não protege contra rifles, então, se você for atingido por um usando o colete, a lesão será séria, podendo até ser fatal. Os coletes de nível III e IV exigem placas de cerâmica para máxima proteção e elas aumentam significantemente o peso deles, podendo limitar a mobilidade e agilidade. A não ser que especificado pelo fabricante, os coletes não protegem contra facas e outras armas perfurantes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...