Que problemas podem causar um superarquecimento do Honda Civic?

O fluido de refrigeração faz parte do sistema de controle de temperatura do motor do seu Honda Civic

containers of anti-freeze and coolant for cars. products image by L. Shat from Fotolia.com

O motor do seu Honda Civic foi feito para aquecer até uma temperatura de funcionamento o mais rápido possível. Quando alcançada, o fluido de refrigeração é liberado para o bloco do motor, a fim de manter a temperatura constante.

Fluido de refrigeração baixo

A falta de fluido de refrigeração causará um superaquecimento do veículo. O fluido absorve o calor gerado no interior do bloco do motor. Ele é transportado através dos tubos de metais pequenos do radiador, sendo refrigerado por um jato de ar antes de retornar para absorver mais calor. Problemas internos do motor, nas mangueiras de borracha ou radiadores podem fazer com que o veículo perca fluido de refrigeração. Verifique o reservatório do fluido abrindo a tampa do radiador, e certifique-se de que o fluido esteja visível no radiador.

Defeito no termostato

Um termostato pequeno está localizado logo na parte interna da junta do tubo da mangueira de borracha do radiador. O termostato bloqueia o fluxo do fluido de refrigeração até que ele atinja uma certa temperatura. Quando a temperatura de funcionamento é atingida, o termostato dispara e permite que o fluido siga para o motor. O termostato pode travar às vezes, causando uma interrupção do fornecimento de fluido para o motor.

Defeito na bomba d'água

O motor aciona a bomba d'água com uma correia de transmissão localizada na frente do bloco do motor. Ela aciona uma turbina no interior da bomba. A turbina permite que o fluido de refrigeração passe pelo seu sistema. Os rolamentos na polia para a bomba d'água podem falhar às vezes, e a turbina pode emperrar com o desgaste do tempo. Sem o fluxo do fluido de refrigeração, seu motor superaquecerá.

Defeito na ventoinha do radiador

O radiador fica logo atrás da grade do Honda Civic. É uma série de tubos pequenos de metais que o fluido de refrigeração é forçado a atravessar antes de voltar ao bloco do motor. O ar deve fluir através desses tubos para expulsar o calor acumulado pelo fluido. Uma ventoinha elétrica, localizada atrás do radiador, assegura que o flua quando o veículo estiver estacionado. O veículo superaquecerá no trânsito se a ventoinha falhar.

Obstrução no fluxo do fluido de refrigeração

Os tubos do radiador podem ficar obstruidos. O fluido de refrigeração pode acumular sedimentos durante seu fluxo, obstruindo as passagens estreitas. O radiador do aquecedor é um pequeno radiador localizado dentro do compartimento do motor, próximo ao banco do passageiro da frente. Ele é responsável por aquecer o interior do veículo, e também pode ficar obstruído. A restrição do fluxo do fluido de refrigeração poderá causar um superaquecimento.

eHow Brasil
×