×
Loading ...

O que acontece se um meteorito grande cair no oceano?

Atualizado em 17 abril, 2017

Meteoroides são pedaços de detritos cósmicos que são menores do que asteroides. Centenas de meteoroides entram na atmosfera da terra todos os dias, virando meteoros. A maior parte desses meteoros são vaporizados durante sua trajetória na atmosfera e nunca chegam a atingir a terra. Apesar de um meteorito grande ainda não ter caído em tempos modernos, os cientistas são capazes de prever os efeitos causados se um meteorito grande atingir o oceano.

Os efeitos da queda do meteoro são normalmente mais devastadores para as formas de vida na área (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crateras de impacto

Independentemente se um meteorito atinge terra firme ou água, uma cratera de impacto se formará. A profundidade da cratera feita no oceano seria menor do que se o mesmo meteorito caísse em terra firme, por causa da resistência da água.

Loading...

Tsunamis

A água sendo deslocada pelo meteorito formaria uma onda gigante. Cientistas podem calcular a altura da onda baseada no peso do meteorito e pela distância do local de impacto se a queda for eminente. Depois do tsunami inicial causado pelo impacto, vapores e movimentos nas placas tectônicas também causados pelo impacto criarão ondas adicionais.

Chuvas de fogo e ácida

Se um meteoroide for grande o suficiente, pedaços de detritos que se quebram do meteoroide principal enquanto ele passa pela atmosfera terrestre esquentarão, por causa da fricção com a atmosfera, causando uma chuva de fogo em escala global. Em adição à destruição causada pelo fogo, toneladas de fuligem entrarão na atmosfera da terra e se combinarão com vapor d'água para formar chuvas de ácido nítrico e destruir a camada de ozônio.

Depleção do ozônio

Um subproduto da chuva ácida é a destruição do ozônio. As moléculas de ozônio reagem irreversivelmente com um dos produtos intermediários do processo químico da chuva ácida, formando oxigênio e dióxido de nitrogênio, que também são componentes críticos da chuva ácida. A destruição da camada de ozônio aumenta a quantidade de radiação ultravioleta que chega à superfície da terra.

Extinção em massa

Um meteorito grande que atingir a terra acabará resultando na extinção em massa de muitos, se não todos, animais e plantas. Organismos que não morrerem com o resultado do impacto inicial terão que enfrentar primeiro os tsunamis e, então, as chuvas ácidas e tempestades de fogo, bem como a destruição da camada de ozônio. Fuligem bloqueará a luz solar, matando qualquer vida vegetal que sobreviver aos incêndios e à chuva ácida. O sistema respiratório da maioria dos animais também será afetado pela fuligem e a cadeia alimentar sucumbirá sem a vegetação suficiente para sustentá-la.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...