O que acontece com as tatuagens quando você engorda?
Pixland/Pixland/Getty Images
Sua pele se estira quando você engorda e quem já ganhou alguns uns quilinhos a mais já viu esse efeito por si mesmo. Dessa forma, naturalmente, quando uma tatuagem é desenhada na sua pele, ela sofrerá mudanças se você engordar. O grau de alteração ocorrida é influenciado pelo local em que se encontra a tatuagem e pelos quilos você ganhou.
Estiramento
Ao engordar, a pele onde está sua tatuagem se estira. Dependendo de vários fatores, o estiramento pode ou não fazer com que a tatuagem fique muito diferente de sua aparência original. Um importante fator na quantidade de estiramento observado provém de quantos quilos você engordou. Se você ganhou 5 kg a mais, é improvável que a tatuagem se distorça o suficiente para causar uma drástica alteração em sua aparência. Por outro lado, se ganhar 20 kg, a maioria das tatuagens começará a se distorcer.
Gravidez
Engravidar certamente não é o mesmo que engordar, mas causa a rápida expansão na seção média do corpo da mulher. Isso pode provocar a grave distensão de uma tatuagem nessa área. Todavia, em geral, engravidar por si só não produzirá estiramento ou distorção das tatuagens que se encontram em outras partes do corpo. A recomendação convencional dos tatuadores é que as mulheres devem esperar até ter a certeza de que não querem ter filhos ou fazer as tatuagens na área da barriga depois de tê-los.
Estrias de estiramento
As estrias de estiramento causam mais problemas para uma tatuagem do que simplesmente ganhar peso. Elas alteram a textura da própria pele, provocando rugas e dobras singulares que podem causar uma grande distorção na tatuagem. No entanto, algumas pessoas optam por fazer uma após o aparecimento dessas marcas de estiramento. Uma tatuagem bem feita pode ajudar a cobrir e desviar a atenção das marcas desagradáveis.
Colocação estratégica
Alguns locais do corpo não serão muito estirados ou deformados se você engordar. Esses são os melhores lugares para fazer tatuagens, no caso de súbito ganho de peso. Os pés e as mãos provavelmente são bons locais. Também é provável que a parte superior do peito ou a área da clavícula seja outra aposta segura, contanto que você não acabe engordando demais.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Hans Fredrick has been busy in the online writing world since 2005. He has written on diverse topics ranging from career advice for actors to tips for motorcycle maintenance. He holds a Bachelor of Fine Arts from the University of Saskatchewan.
Créditos Fotográficos
Pixland/Pixland/Getty Images