Como evitar que a tatuagem estique por causa da gravidez

••• Photo by Benjamin Earwicker

Quando uma mulher que tem tatuagens em seu abdomen fica grávida, a pele tatuada vai inevitavelmente esticar com o crescimento do bebê. Mas isso não significa que a tatuagem terá que ficar distorcida ou esticada após o parto. Tomando as devidas precauções, você pode dar ao seu corpo a melhor chance possível de manter a aparência e formato da tatuagem. Se houver a possibilidade de distorção da tatuagem durante a gravidez, os passos a seguir podem ajudar.

Dicas fundamentais

Passo 1

Comstock/Comstock/Getty Images

Planeje suas tatuagens tendo em mente uma futura gravidez antes de fazê-la. Considere a possibilidade de esperar até você ter tido todos os filhos que você quiser antes de fazer uma tatuagem na barriga ou seios, pois são os locais onde geralmente esticam mais durante a gravidez.

Passo 2

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Consulte um tatuador que você conheça quando você descobrir que está grávida; preferencialmente o mesmo que fez sua tatuagem ou um em quem você confie. Converse sobre as possibilidades de retocar sua tatuagem após o nascimento do bebê. Talvez isso não seja necessário, mas é melhor prevenir no caso de sua tatuagem esticar. Neste ponto, seria útil tirar fotos da tatuagem para auxiliar em possíves futuros retoques.

Passo 3

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Durante a gravidez, mantenha uma alimentação nutritiva, prescrita e formulada por um médico pré-natal. Dando ao seu corpo todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa, você dará à sua pele tudo que ela necessita para ser a mais saudável possível. Uma pele saudável tem melhor elasticidade, o que reduz o risco de estrias que podem distorcer muito as tatuagens.

Passo 4

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Beba 10 ou mais copos de 200 ml de água todos os dias. Isto manterá seu corpo e sua pele bem hidratados, o que é essencial para otimizar a elasticidade da pele.

Passo 5

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Esfregue manteiga de cacau em sua tatuagem e em toda pele esticada diariamente durante o rápido processo de crescimento da barriga na gravidez. Embora isso não previna completamente o surgimento das estrias, ajuda a aumentar a hidratação da pele durante os períodos de maior esticamento da pele no desenvolvimento da barriga.

Passo 6

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Após a gravidez, continue consultando o médico ou nutricionistra com relação à sua dieta alimentar. O foco da sua alimentação devem ser dois: continuar a receber todas as vitaminas e nutrientes que você precisa para otimizar a saúde da pele e, gradualmente, retornar ao seu peso de antes da gravidez.

Passo 7

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Considere procurar um profissional para exercícios somente após ter se recuperado do nascimento do bebê. Você pode não precisar de nenhum exercício especial ou diferente de simples exercícios moderados para retornar ao peso de antes, mas se você encontrar alguma dificuldade, um "personal trainer"l pode criar um planejamento gradual em torno de seu condicionamento físico atual para alçancar suas metas.

Passo 8

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Consulte seu tatuador sobre retoques se for necessário, mas somente depois de seu peso se normalizar após o nascimento do bebê. Se você planeja ter outro filho novamente em breve, seria melhor esperar até o nascimento do próximo bebê para retocar a tatuagem.

Mais recentes

×