Sinais de que o eixo cardan está ruim
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As juntas do cardan são um tipo universal de juntas utilizadas frequentemente em aplicações que pedem mais articulação e capacidade de transferência de torque do que a estabilidade que as juntas Rzeppa proporcionam. Embora bem mais resistentes que as juntas homocinéticas, as juntas cardan ainda sim irão se desgastar e quebrar quando submetidas a grandes estresses e ao uso prolongado.
Estalos
Estalos durante a aceleração ou freadas são muitas vezes sinais do desgaste do eixo cardan e podem ser o presságio de um acidente grave se ignorados. Esses estalos vêm da folga excessiva entre os rolamentos e juntas do eixo e suas barras intermediárias, ou dentro das juntas em U. O estalo é perigoso por que permite que as folgas na barra de direção criem folgas antes de encaixarem nas rodas, o que gera fortes impactos nos rolamentos da suspensão.
Travamentos
Travamentos podem ocorrer após ruídos bem audíveis no cardan, mas às vezes ocorrem como o resultado do desgaste excessivo das juntas U do cardan. Travamentos geralmente acontecem sob extrema articulação da suspensão e se manifestam com sons muito altos e estalos. Quando o cardan dianteiro em uma suspensão 4wd trava, uma vibração forte pode ser sentida no volante e um leve sacolejar de um dos lados da suspensão. Travamentos podem eventualmente quebrar as juntas em U do cardan ou a barra intermediara e até as conexões podem quebrar e causar danos posteriores.
Vibração
Vibração no cardan é bem raro, já que um dos lados da junta é montado em uma base sólida, mas é sinal de uma falha iminente. Vibração tipicamente acontece em veículos com suspensão extremamente alta ou baixa na qual o cardan nunca fica totalmente em posição correta enquanto o carro está sendo dirigido. Enquanto algumas homocinéticas operam sempre na posição "reta" em velocidade cruzeiro, ângulos de sustentação permitem que o eixo auxiliar oscile no espaço provido pela folga dos rolamentos das juntas U. Assim, a vibração quase sempre anuncia o fim da vida útil do rolamento e, se ignorado, poderá causar travamentos. Tenha em mente que o cardan sempre vibrará um pouco mais do que outros tipos de eixo de homocinética, logo, não substitua a junta a não ser que você detecte um crescimento notável na vibração.
Verificando o cardan
A maneira mais simples de verificar o cardan é entrar em baixo do caminhão, segurar a barra de direção com ambas as mãos e tentar torcer ou movê-la. Já que a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado. Folgas variam, mas o desgaste excessivo é notável se você conseguir girar a barra o suficiente para ouvir um estalo quando ela parar. Esse estalo irá eventualmente martelar os rolamentos até quebrarem e aí você estará em sérios problemas. Se você estiver substituindo uma junta gasta, durante a desmontagem do cardan limpe a barra intermediária com desengraxante e verifique por rachaduras. Você pode encontrar rachaduras na área estreita entre os buracos das juntas U e a borda dos eixos intermediários.
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Referências
- "The Off-Road & 4WD Book"; Jack Jackson; 1999 [em inglês]
- "The MEchanical Engineer's Handbook, Second Edition"; Richard C. Dorf; 2004 [em inglês]
Sobre o Autor
Richard Rowe has been writing professionally since 2007, specializing in automotive topics. He has worked as a tractor-trailer driver and mechanic, a rigger at a fire engine factory and as a race-car driver and builder. Rowe studied engineering, philosophy and American literature at Central Florida Community College.
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