As vantagens dos motores com capacitor de partida e com capacitor permanente
vacuum cleaner image by vb_photo from Fotolia.com
A rede monofásica CA que chega até sua casa apresenta um problema para os motores elétricos. Por motivos técnicos, motores CA monofásicos possuem problemas na partida. Quando os engenheiros adicionaram ao projeto capacitores permanentes e de partida, os designers de produto puderam utilizá-los em inúmeras aplicações, de aspiradores de pó e liquidificadores a aparelhos de ar-condicionado. Um motor monofásico CA possui uma boa eficiência, mas precisa de um ou dois capacitores para funcionar corretamente.
Torque de partida
Todo motor elétrico precisa vencer sua inércia para começar a girar. Muitos motores empurram compressores ou cargas pesada, fazendo sua partida ainda mais difícil. Os engenheiros chamam a força necessária para colocar o motor em movimento de torque de partida. O motor CA monofásico por si só não cria nenhum torque de partida, trata-se da a adição de um capacitor de partida que cria uma fase adicional e resolve esse problema. Os capacitores custam pouco, têm uma durabilidade excelente e mantêm o projeto do motor simples.
Eficiência
Alguns motores possuem capacitores permanentes além dos de partida, pois esses dois momentos de operação têm características diferentes, especialmente, se estivermos falando de motores de grande porte. Um capacitor de partida carrega um pouco o motor após esse atingir sua velocidade nominal. Isso reduz o pico de eficiência do equipamento, porque o capacitor utiliza um pouco da potência do motor. Certos motores possuem dois capacitores, um para a partida e outro de menor capacidade para o regime permanente. A capacitância menor desse último capacitor permite que o motor funcione de maneira mais eficiente. Um interruptor centrífugo dentro do motor desliga o capacitor de partida e liga o outro quando o equipamento atinge sua velocidade de operação.
Corrente alternada monofásica
Os capacitores de partida e de regime permanente permitem que um motor CA monofásico gire. Os motores que possuem duas ou mais fases, chamados de motores polifásicos, não precisam de capacitores. Contudo, demandam de uma fiação diferenciada. Para a maioria das aplicações domésticas, a conveniência de ligar os motores monofásicos em uma simples tomada é uma grande vantagem. Enquanto os motores polifásicos são mais presentes em aplicações industriais, os monofásicos dominam na maioria das outras aplicações.
Mais Artigos
Sintomas de um sensor de rotação defeituoso→
Causas de mau funcionamento do velocímetro em um Honda Civic→
O que pode fazer um motor de partida queimar?→
Diferenças entre as vantagens da hidráulica e da pneumática→
O que significa "CC" em motocicletas→
Como melhorar o motor 1.8 do meu Toyota Corolla?→
Referências
Sobre o Autor
Chicago native John Papiewski has a physics degree and has been writing since 1991. He has contributed to "Foresight Update," a nanotechnology newsletter from the Foresight Institute. He also contributed to the book, "Nanotechnology: Molecular Speculations on Global Abundance."
Créditos Fotográficos
vacuum cleaner image by vb_photo from Fotolia.com