×
Loading ...

Como acrescentar tecido estampado a uma blusa ou camisa para aumentar seu tamanho

Muitas pessoas têm camisas e blusas no armário que não servem bem. Pode-se gostar do tecido ou da cor, ou podem ser caras demais para se descartar. Geralmente, é fácil diminuir o tamanho de uma peça, mas deixá-la maior é complicado. Acrescentar tecido a uma camisa, em determinadas áreas, pode ajudar a aumentar o seu tamanho. Na verdade, um tecido estampado pode dar uma nova aparência, bem como ajudar a poupar algum dinheiro.

Instruções

É importante escolher o tecido estampado adequado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escolha o tecido estampado adequado. Ele deve combinar com a cor de sua camisa ou fazer um bom contraste com ela. O tipo de tecido também é importante. Adicionar tecido estampado de algodão a uma blusa de seda pode não ser a melhor ideia. As texturas do novo tecido devem combinar com a blusa ou camisa.

    Loading...
  2. Identifique as partes da camisa ou da blusa que precisam ser ampliadas. Algumas podem precisar de aumento transversal na linha do busto ou da cintura, adicionando tecido em ambos os lados, enquanto outras podem precisar de mais tecido ao redor dos braços.

  3. Abra as costuras laterais ou da cava da camisa com um abridor de costura. Nas costuras laterias, comece na parte de baixo da camisa e remova os pontos até chegar a 7,5 cm da cava. Se estiver alterando a cava, corte os pontos para abrir a costura 6,3 cm em direção à lateral da camisa e 6,3 cm ao longo das mangas.

  4. Corte um quadrado de 7,5 cm do tecido estampado ou de entretela para prender às cavas. Para a costura lateral, posicione a camisa aberta sobre si mesma e meça a quantidade de tecido necessária para que ambos os lados (da camisa) se encontrem confortavelmente. Então, corte uma peça triangular do tecido estampado, 5 cm mais larga que a largura desejada.

  5. Posicione a entretela estampada no lugar e costure à mão com uma agulha e linha da cor do tecido. Faça pontos longos (alinhavo) para segurar o tecido na posição. Para as costuras laterias, posicione a entretela triangular com a ponta virada para o lado superior da blusa e a base em direção ao lado inferior. Alinhave com pontos longos.

  6. Use a máquina para costurar o tecido estampado. Apare o excesso com uma tesoura e faça a costura usando o ponto ziguezague.

  7. Passe a camisa ou a blusa para finalizar e remover as dobras da costura antiga.

Loading...

Dicas

  • Siga o manual de instruções da sua máquina de costura e tenha cuidado ao usá-la.
  • Experimente realizar esse projeto com uma roupa mais barata antes de fazê-lo com sua blusa favorita.
  • Tire as medidas com cuidado. É importante que sejam precisas para se obter bons resultados.
  • Remova os pontos da costura cuidadosamente, garantindo que o abridor de costura não corte o tecido.

O que você precisa

  • Tecido estampado
  • Máquina de costura
  • Agulha e linha
  • Tesoura
  • Abridor de costura
  • Ferro de passar

Referências

Loading ...
Loading ...